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A Importância da estratégia de marketing para sua empresa

As estratégias de marketing são grandes aliados para pequenas e médias empresas, essas que com planejamento e criatividade conseguem competir com as gigantes do mercado de qualquer setor comercial. Foi pensando nisso que resolvi escrever a importância da estratégia de marketing para sua empresa, e quais canais principais que você pode iniciar suas ações digitais.

O que são estratégias de marketing?

Diferentes das estratégias de marketing tradicional, conhecidas como comerciais na televisão, rádio e anúncios em jornais e revistas, as ações de marketing digital são desenvolvidas para plataformas online, como redes sociais, blog, canais de vídeos, aplicativos, entre outros. A velocidade da mensagem, o direcionamento, o custo e o formato são as principais diferenças entre estratégias digitais e tradicionais. Por conta dessas características, as ações voltadas para a internet se mostram mais eficazes na atração de clientes, divulgação de produtos e serviços, e na construção de um bom relacionamento com o público-alvo. As estratégias de marketing digital são desenvolvidas de forma personalizada e de acordo com cada estágio da jornada de compra do consumidor. Entre as mais utilizadas e relevantes para uma empresa, se destacam:

  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • inbound marketing;
  • links patrocinados;
  • e social media.

Mais do que conhecer as principais estratégias de marketing digital, é importante conceituá-las de forma mais ampla e também apresentar como elas se aplicam dentro de uma estratégia. O inbound marketing, por exemplo, é uma forma de marketing que tem como foco principal atrair clientes de uma maneira que fuja do comum. Diferente daquela atração em que a oferta é feita logo de cara, o inbound marketing usa algo relevante para o cliente como forma de isca digital.

Por que as estratégias de marketing são importantes para sua empresa

Ao desenvolver uma estratégia digital para meios de comunicação online, é possível obter dados e informações importantes sobre seus potenciais clientes a partir da interação deles com seus conteúdos. Esses dados são importantes para que você possa analisar a performance de suas campanhas. Isto é, observar que deram mais certo e quais não tiveram resultados positivos, e definir o perfil de público ideal para o seu negócio. Assim, é possível construir uma audiência qualificada por meio de campanhas segmentadas e assertivas, além de desenvolver um bom relacionamento com seu público-alvo para ter mais oportunidades de venda e fidelização de clientes. Hoje, a internet é a principal ferramenta para quem deseja procurar por um produto, serviço ou pesquisar sobre uma empresa, seja por meio das redes sociais ou de sites de busca, como o Google. É muito importante que seu negócio esteja presente nesses canais de comunicação, e é com o auxílio das estratégias de marketing digital que você consegue ter visibilidade online. Isso envolve um bom engajamento nas redes sociais, posicionamento na primeira página de resultados de pesquisa do Google, alto índice de cliques em anúncios, abertura de e-mails etc.. Desse modo, sua empresa será encontrada mais facilmente por seus potenciais clientes, terá autoridade digital, bem como vai se destacar da concorrência e efetuar mais vendas.

Conclusão do artigo

Como já dissemos acima, é essencial investir em boas estratégias de marketing digital para aumentar a lucratividade de seu negócio e fazê-lo crescer no mercado. Muitos empreendedores acreditam que podem desenvolver essas ações sem o auxílio de um profissional da área, o que não é correto. Isso pode prejudicar a imagem de sua empresa diante dos consumidores e só lhe fazer perder o valor de seu investimento.

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