Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

O que é Composer Software e para que serve?

Se você está utilizando a plataforma web a algum tempo para criar sites, blogs ou portais de notícias. Já deve ter encontrado o termo “Composer” em algum momento.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo para explicar para você um pouco sobre o que é o Composer Software e como funciona essa ferramenta digital.

Lembrando que você pode adquirir uma hospedagem de sites com instalador de aplicativos como o composer software gratuitamente na hostec, esse período de avaliação dura 30 dias e você pode consultar nossos planos clicando aqui.

Hospedagem de Sites com 30 dias grátis

O que é o Composer?

Para que você entenda detalhadamente, vamos resumir de forma bem simples. O Composer é uma ferramenta para o gerenciamento de dependências em PHP. Ele permite que você declare as bibliotecas que seu projeto necessita e ele gerencia (instala / atualiza) elas para você¹.

Para quem já está familiarizado com outras linguagens como o Node, por exemplo, temos o npm que faz isso no Java, o Maven e ainda o Bundler, no Ruby.

No caso do Composer do PHP, este foi fortemente inspirado pelos npm (Node) e o bundler (Ruby). Para quem adotou o PHP como linguagem de aprendizado deve estar se perguntando o que é um gerenciador de dependências. Para explicar melhor, vou iniciar explicando o que são dependências de projeto.

As dependências do composer são todos os artefatos (bibliotecas/ pacotes) de software ou de sistemas de terceiros que seu projeto utiliza para funcionar.

Para que serve o Composer Software?

Imagine que você tem o seu projeto e escolheu um framework, que é a abstração (captura) de funcionalidades comuns a várias aplicações.

Para construção deste projeto, o framework passa a ser uma biblioteca do seu sistema e, provavelmente, dependa de outras bibliotecas para funcionar.

É aí que entra o Composer fazendo sua “mágica”, já que é ele quem irá gerenciar essas bibliotecas que o seu projeto necessita. Ou seja, com ele você irá declarar essas bibliotecas e ele, por sua vez, irá achar quais as versões delas que seu projeto necessita e irá instalar elas em uma pasta chamada vendor.

Agora que você sabe o que é o composer e para que serve essa ferramenta, que tal fazer um teste gratuito durante 30 dias desse software em uma hospedagem de sites com as características perfeitas para essa aplicação?

Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e escolha a opção de hospedagem de site que melhor atenda às suas necessidades profissionais.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *