Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

WordPress VS Joomla: Qual é a melhor opção para o seu site?

Essa disputa de usuários entre o WordPress e o Joomla já é de longa data. Desde os primórdios da internet já vimos esse termo “WordPress vs Joomla” em diversos canais de informação na internet, os dois CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são ótimas escolhas para construir um site. A decisão por um ou outro depende do uso que será feito. Existem pontos fortes em ambos, e a escolha deve ser feita sob o olhar do usuário, de acordo com suas necessidades, capacidades e situações.

Foi justamente pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo para que você compreenda a diferença de recursos entre o WordPress & Joomla, e qual das opções é a melhor para você criar seu próprio website.

Caso você ainda não tenha uma hospedagem de site com suporte para WordPress e Joomla com apenas 1 clique, visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e conheça todos os planos de hospedagem de sites disponível na Hostec.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o WordPress

O CMS WordPress foi lançado no ano de 2003. Hoje em dia, cerca de 32% da Web como um todo usa o WordPress. Entre esses sites, estão 11% dos sites listados como os melhores da Web.

Por ocasião dessa postagem, o WordPress está na versão 5.3.2 (jevereiro de 2020), e contém hoje mais de 60.000 plug-ins disponíveis, totalizando mais de 1 bilhão de downloads a partir da página oficial para plug-ins.

Além disso, o WordPress tem disponível dezenas de milhares de temas para personalização do seu site, entre temas gratuitos e comerciais. Ele é usado por mais de 400 milhões de pessoas todo mês, gerando 25 bilhões de visualizações de páginas e 45 milhões de comentários.

Uff… São números realmente gigantesco para esse CMS.

Algumas das vantagens do WordPress são a sua facilidade para utilização e personalização; rapidez e flexibilidade para hospedagem; facilidade para controlar o SEO e integrar o WordPress com outros serviços e mídias sociais, além de ter uma navegação simplificada.

Os plug-ins permitem mudar o funcionamento e adicionar funcionalidades a esse CMS, que é adotado em sites como os do portal G1, a montadora de automóveis Ford, a revista Forbes e a MTV, entre muitos outros.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre o Joomla.

O Joomla chegou ao mundo virtual no ano de 2005, 2 anos depois do WordPress, e hoje em dia desde seu lançamento, ele recebeu pouco mais de 8.000 plugins e mais de 62 traduções para idiomas diferentes. O seu diretório de extensões está próximo de 8 mil opções, e sua versão mais recente é a 3.9.14 (janeiro de 2020), e ele é mais adequado aos grandes e mais complexos sites.

Alguns dos usuários do Joomla são a Universidade de Harvard, as montadoras de automóveis Mitsubishi e Porsche, Olympus e a fabricante Yamaha.

SEO: Em se tratando de SEO, ambos os CMS são excelentes em termos de recursos. Mas é fato que o Joomla requer mais configurações e componentes para obter um bom resultado.

Algumas de suas extensões para SEO são:

  • Xmap: Uma extensão gratuita e de fácil utilização, para criação de mapas de sites;
  • SEO BOSS: Facilita o uso de metadados em qualquer página;
  • SH404SEF: Essa extensão é comercial e bem completa.

No caso do WordPress, o usuário tem facilmente o controle sobre as estruturas de URL e permalinks, e também requer poucas configurações. Alguns dos plug-ins são:

  • WordPress SEO by Yoast: Um plug-in com versões gratuita e comercial, bem completo para realizar SEO.
  • All-in-one SEO: Simples e fácil de configurar.
  • SEO Friendly Images: Otimização de imagens para SEO.
  • 404 Simple Redirect: Permite o redirecionamento de erros do tipo 404.

Em conclusão ao artigo do WordPress VS Joomla.

O WordPress, devido à sua simplicidade, por ser uma plataforma fácil de ser usada e necessitar de pouco tempo de dedicação e esforço para obter bons resultados, é seguramente hoje em dia o CMS mais indicado para quem deseja montar o seu próprio site.

A coleção de temas e as dezenas de milhares de plug-ins permitem customizar e aperfeiçoar o funcionamento do WordPress, transformando ele, desde uma plataforma de comércio eletrônico (com o uso do Woocommerce) até a confecção de blogs.

O Joomla, devido à sua flexibilidade e possibilidade de extensões, é uma boa opção, caso o usuário deseje seguir para outro CMS. Existem muitas extensões para implementação de soluções de comércio eletrônico, como o Virtuemart, e para diversos fins.

WordPress VS Joomla

Indicamos fielmente o WordPress como a melhor opção em CMS no momento. Mas, independentemente do CMS utilizado, eles são ferramentas criadas para atingir um objetivo. E para atingir esse objetivo, que é alcançar o público, é fundamental que haja conteúdo original e de qualidade no site. Senão, nem o melhor SEO ou o mais completo dos CMS resolverá. Invista em conteúdo.

Agora que você já sabe qual a melhor plataforma para iniciar seu site na internet, que tal receber 30 dias de teste grátis para realizar essa tarefa?

Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e faça um teste gratuito durante 30 dias dos nossos serviços de hospedagem de sites.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *