Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

O que é um sítio eletrónico

Ao acessar vários sites, encontramos uma variedade de grafias de termos na rede. Várias palavras provenientes de outras línguas (mais notadamente o inglês) e termos técnicos de informática são rapidamente adicionadas à linguagem escrita e usados sem critério ou padronização.

Acontece na linguagem informal das salas de chat, na comunicação via e–mail e também em sites institucionais e jornalísticos, muitas vezes encontramos traduções equivocadas, como o inicializar que constava no Windows. Felizmente, tal erro já foi corrigido pelo correto iniciar.

A confusão e a dúvida na hora de usar o termo mais apropriado é inevitável. Quem já não hesitou na hora de escolher entre e–mail ou email; on–line, online ou on line; Internet ou Internet (deve ser escrito com letra maiúscula ou minúscula?) e sítio ou site?

O que é um sítio eletrónico ?

Há também a dúvida se não seria mais correto procurar um termo similar que já existe na língua portuguesa, como sítio no lugar de site.

O bom senso deve sempre nortear as decisões. Não há porque utilizar deletar se podemos escrever apagar, termo da nossa língua que supre tal definição. Da mesma forma que se deve escrever banda larga ao invés de broadband. Em relação à palavra site, embora muito utilizada, é possível optar por endereço eletrônico, página ou sítio.

Vale lembrar que apenas alguns desses termos entraram no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Em entrevista por e–mail, o professor Arnaldo Niskier, que já foi presidente da Academia Brasileira de Letras, afirma que apenas as palavras e–mail, on–line, internet (com minúscula) e deletar constam do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

Para esses termos não resta dúvida na hora de utilizar. Já em relação a outros que não entraram ainda, como home page e webwriting, como devemos proceder?

Uma característica da Gramática Normativa é agregar os termos coloquiais, que a maioria das pessoas já usam no cotidiano. Entretanto, ela é muito mais morosa. O termo acesso, há muito tempo utilizado na linguagem escrita, só começou a aparecer nos dicionários há pouco tempo.

Esses termos que não constam do vocabulário devem ser usados com parcimônia. Na verdade, devem ser utilizados em último caso, só quando os termos similares já tiverem sido utilizados em excesso.

O termo home page (e todas as suas variações) não deve ser usado como sinônimo de site, visto que se trata de uma tradução errada do inglês. Na verdade, se refere apenas à primeira página de um site.

Em relação ao termo Web (World Wide Web), o Manual de Redação e Estilo da América Online (acesso exclusivo para clientes do provedor) recomenda que se use em maiúsculo.

Ademais, não deve ser usado www como substituto de World Wide Web. Prefira Web. Web page e Web site não devem ser usados, não importa a grafia. [Webinsider]

No geral, sítio, site, website ou web site são as mesmas definições, porém com palavras diferentes, e assim que responde a questão sobre O que é um sítio eletrônico.

Agora que você sabe o que é um sítio eletrônico, que tal hospedar o seu sítio eletrônico na Hostec e aproveitar 30 dias de teste grátis ? visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites/ e saiba mais informações sobre os nossos serviços.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *