Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

O que é um Servidor web ?

Os servidores web (web server)” na maioria das vezes pode referir-se ao hardware ou ao software, ou ambos trabalhando juntos.

  1. Referente ao hardware, um servidor web é um computador que armazena arquivos que compõem os sites (por exemplo, documentos HTML, imagens, folhas de estilo, e arquivos JavaScript) e os entrega para o dispositivo do usuário final, estes arquivos está conectado a Internet e pode ser acessado através do seu nome de domínio (DNS), como por exemplo hostec.com.br.
  2. Referente ao software, um servidor web inclui diversos componentes que controlam como os usuários acessam os arquivos hospedados (armazenados para disponibilização), no mínimo um servidor HTTP.
    Um servidor HTTP é um software que compreende URLs (endereços web) e HTTP (o protocolo que seu navegador utiliza para visualizar páginas web.

Em um nível mais básico, o navegador fará uma requisição utilizando o protocolo HTTP sempre que necessitar de um arquivo hospedado em um servidor web, quando a requisição alcançar o servidor web correto (hardware), o servidor HTTP (software) enviará o documento requerido, também via HTTP.

Para publicar um website, é necessário ou um servidor web estático ou um dinâmico.

Um servidor web estático consiste em um computador (hardware) com um servidor HTTP (software). É chamado “estático” porque o servidor envia seus arquivos tal como foram criados e armazenados (hospedados) ao navegador.

Um servidor web dinâmico consiste em um servidor web estático com software adicional, mais comumente um servidor de aplicações (application server) e um banco de dados (database). É chamado “dinâmico” porque o servidor de aplicações atualiza os arquivos hospedados antes de enviá-los ao navegador através do servidor HTTP.

Por exemplo, para produzir as páginas finalizadas que você vê em seu navegador, o servidor de aplicações pode completar um modelo de página HTML (HTML template) com o conteúdo obtido de um banco de dados. Sites como o MDN ou a Wikipédia possuem vários milhares de páginas web, mas elas não são realmente documentos HTML, mas apenas alguns poucos templates HTML e uma gigantesca base de dados. Essa configuração agiliza e facilita o gerenciamento e a entrega do conteúdo.

Gostou deste conteúdo e tem interesse em conhecer nossos planos de servidores de hospedagem web, clique aqui e conheça os nossos planos de hospedagem de sites com 70% de desconto na primeira mensalidade.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *