Para entender o significado de CDN primeiramente iremos lhe explicar desde a raiz, a abreviação de CDN significa Content Delivery Network ou em português (Rede de Distribuição de Conteúdo).
Essa rede nada mais é que uma rede de servidores (pontos de presença conectadas) que armazenam réplicas do conteúdo de outros sites na memória (cache) e depois os entrega aos visitantes, baseando-se na localização geográfica para conectá-los ao servidor mais próximo e mais rápido, reduzindo o tempo de transferência dos dados (latência).
Como funciona as CDN ?
A CDN também se comunicará com o servidor de origem para entregar qualquer conteúdo que não tenha sido previamente armazenado em cache. Além disso seu uso permite que o site suporte melhor ataques DDoS e mantenha alta disponibilidade, por estar presente simultaneamente em diferentes datacenters.
As CDNs mais modernas, contam também com recursos como Cache de Conteúdo Dinâmico, para aliviar o processamento do servidor e acelerar ainda mais as páginas, e Web Application Firewall (WAF), para dar mais segurança aos sites e e-commerces entre diversas outras categorias de websites.
As redes de distribuição de conteúdo são usadas para interações B2B e no fornecimento de conteúdo aos consumidores.
Hoje, à medida que mais aspectos da vida diária se movem on-line, as organizações usam as redes de entrega de conteúdo para acelerar conteúdo estático, conteúdo dinâmico, conteúdo móvel, transações de comércio eletrônico, vídeo, voz, jogos, etc.
Os acessos ocorrem no servidor de origem, com maior latência e consumo de recursos para que os usuários do site possam acessar o conteúdo diretamente no servidor de origem (que hospeda as páginas), independente do local onde este servidor se encontra, quanto mais longe o usuário estiver deste local, maior será a latência (tempo de resposta) no acesso ao site.
Além disso, cada usuário que acessa o site recebe todos os arquivos diretamente do servidor de origem, o que resulta em carga nos recursos de CPU e memória, além do consumo de tráfego para envio desses dados do servidor ao usuário.
Picos de visitação tornam o site lento ou derrubam o servidor, devido à carga que cada usuário acessando o site gera no servidor, o aumento na quantidade de usuários simultâneos pode se tornar um problema rapidamente, Mais ainda caso este aumento ocorra repentinamente, quando ocorre uma promoção ou um conteúdo se torna popular, justamente quando você tem a chance de aumentar suas vendas e a exposição dos seus anunciantes, o servidor fica sobrecarregado e lento, ou mesmo fora do ar, seu site pode fica vulnerável a ataques, hacks e exploits, se você utiliza algum tipo de CMS (WordPress, Magento, etc.), é comum que seu site seja “varrido” com frequência em busca de vulnerabilidades destas plataformas, e você nem sabe que isso ocorre, a menos que você tenha um serviço anti-DDoS contratado, caso sofra um ataque deste tipo é muito provável que seu site saia do ar.
Melhor desempenho, engajamento e conversões, com nossa plataforma o tempo de abertura de seu site/loja diminuirá consideravelmente, com isso o engajamento dos visitantes melhora e, consequentemente, as taxas de conversão de seu e-commerce, ou a receita com publicidade de seu site, aumentam.
Caso queira conhecer nossos serviços de hospedagem de sites com proteção anti-ddos, certificado ssl e backup diário grátis clique aqui e aproveite a nossa promoção de 70% de desconto na primeira mensalidade.