Entender o que é dropshipping é só o ponto de partida para e-commerces que querem saber se essa é uma boa alternativa de venda pro seu produto.
Neste percurso é preciso analisar a fundo os aspectos desse conceito para de fato ter certeza de que sua utilização é benéfica para o negócio.
No Google Trends, é possível observar que o interesse por esse modelo vem crescendo no Brasil neste ano de 2019:
Aqui você vai saber tudo o que precisa para ficar de olho nessa oportunidade de negócio e evitar erros graves que podem prejudicar seu empreendimento.
O que é dropshipping?
Geralmente, o dropshipping é voltado para e-commerces e empreendedores individuais de marketplaces. O processo consiste em receber as ordens de serviço (vendas) online e encaminhá-las ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship, que por sua vez envia o produto para o seu cliente em nome da sua empresa.
Como resultado, não é preciso manipular ou ter acesso ao produto, você faz apenas o intermédio para venda. O lucro com esse processo vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.
Como funciona o dropshipping
Em geral, é um processo relativamente simples como mostra a imagem abaixo:
Passo 1: um visitante chega à sua loja online e faz uma compra.
Passo 2: você recebe a ordem de venda e manualmente ou automaticamente passa essa informação para o seu parceiro dropshipping.
Passo 3: seu parceiro fica responsável por separar as encomendas e enviá-las diretamente ao seu cliente.
Benefícios de usar dropshipping em seu negócio
Existem muitos benefícios em utilizar dropshipping para vender na internet, abaixo listamos os principais deles:
Menos gastos: sem precisar investir em estoque de produtos, você pode começar um negócio dropshipping bem-sucedido com pouco dinheiro.
Poucas despesas fixas: já que você não tem que lidar com a compra e a gestão do catálogo e do estoque, os custos fixos são bastante baixos.
Na verdade, pelo mundo afora muitas empresas dropshipping bem-sucedidas operam a partir de um escritório em casa com um laptop desembolsando menos de US $ 100 por mês.
À medida que crescem, esses custos são suscetíveis a aumentar, mas continuam a ser baixos em comparação com os de um negócio tradicional.
Flexibilidade: um negócio dropshipping permite operar praticamente de qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet. Desde que você possa se comunicar com fornecedores e clientes, é possível operar e gerir o seu negócio facilmente.
Variedade de produtos: como você não precisa comprar com antecedência os itens para vender, é possível oferecer uma ampla variedade de produtos para os seus clientes e ir aumentando o catálogo conforme for conveniente, desde que o seu fornecedor dropshipping tenha os itens em estoque.
Sem trabalho dobrado: com um negócio tradicional, se você recebe três vezes mais pedidos do que o normal geralmente isso exige o triplo do trabalho. Tendo fornecedores dropshipping, a parte de processamento de encomendas será feita por eles, permitindo que seu negócio se expanda com menos gastos e menos trabalho, por isso será quase a mesma coisa se você vender 5 ou 500 produtos.
Todos esses benefícios fazem do dropshipping um modelo muito atraente para os empreendedores, mas, infelizmente, nem tudo que reluz é ouro. Toda essa conveniência e flexibilidade tem um preço, como mostra o próximo tópico.
Desvantagens do dropshipping
Algumas das desvantagens mais notáveis desse modelo de negócio incluem:
Alta competição: um dos maiores desafios é você conseguir se destacar no meio da multidão, já que o dropshipping não permite ter variedades de produtos exclusivos. Você terá uma grande concorrência entre as pessoas que também usam esse meio para venda.
Margens baixas: outra grande desvantagem é a margem baixa, já que normalmente com dropshipping seu lucro será em torno de 20%. Isso por que, por mais que seja tentador vender os produtos à preços exorbitantes para obter o máximo de lucro possível – muitos empreendedores vão com sede ao pote e acabam não obtendo sucesso algum -, é preciso levar em consideração a alta concorrência.
Ter margens baixas significa que você tem que vender um volume significativo para obter benefícios consideráveis.
Sincronização de catálogo (não disponível): se você tem em estoque todos os produtos que vende, é relativamente fácil controlar quais itens estão disponíveis ou não.
Mas, quando você está trabalhando com produtos de terceiros, embora existam maneiras de melhorar a sincronização do catálogo da sua loja com os seus fornecedores, essas soluções nem sempre funcionam perfeitamente e os prestadores nem sempre possuem a tecnologia necessária.
Por você estar confiando o catálogo a alguém, podem surgir ocasiões em que um pedido de envio é passado para o dropshipping, sendo que o produto já foi vendido. O efeito disso é muito grande, já que acaba refletindo no prazo de entrega e acarretando outros prejuízos.
Passo a passo para garantir que o dropshipping funcione perfeitamente
Para se destacar da concorrência e garantir o sucesso com esse modelo de venda é preciso seguir alguns passos indispensáveis. Confira:
1. Escolha os produtos para enviar via dropshipping
Depois de ter escolhido um parceiro dropshipping, confira os produtos oferecidos e veja se existe alguma novidade para oferecer aos seus clientes.
2. Experimente produtos de acordo com o calendário
Tente produtos que você sente que está em alta no momento. Por exemplo, durante o verão você pode experimentar para sua loja virtual tops e roupas de banho, enquanto no inverno pode tentar blusas e chapéus. A vantagem é que você pode ousar e ser eclético conforme as necessidades do negócio.
3. Pergunte aos seus clientes que visão eles têm da sua empresa
Depois de um tempo de operação, comunique-se com seus clientes e solicite um feedback. Pergunte a eles o que acham de um produto antes de lançá-lo. Tente fazer algumas perguntas relacionadas ao produto após uma compra também. Faça pesquisas por meio das redes sociais.
Uma vez que você escolheu um produto para experimentar e está tudo definido com o dropshipper de sua escolha, é hora de começar a vender.
Depois de publicar os produtos em sua loja, foque em vender muito usando táticas de marketing bem elaboradas para se destacar.
Conclusão sobre o uso de dropshipping
Usar o dropshipping é o caminho para o sucesso instantâneo no e-commerce? Claro que não. Como qualquer loja online bem-sucedida, você deve investir tempo em um site que ofereça uma boa experiência, assim como em estratégias de marketing e atendimento ao cliente.
Mas, sim, usar o dropshipping é uma maneira fácil de vender sem ter que gastar com muitos processos.
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