Muitas pessoas tem essa grande dúvida em relação ao significado das siglas B2B, e foi pensando nisso que resolvemos publicar esse artigo para explicar o que é B2B e como funciona a composição dessas siglas.
O B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas.
Esta solução permite o controle específico de cada perfil (grupo) de representantes, na modelagem de catálogo – determinando quais produtos e valores estarão disponíveis –, e criação de políticas comerciais com pedidos mínimo (quantidade e/ou valor), políticas de pagamento, dentre outros.
Precisamos nos adaptar à nova realidade do mercado digital, estamos diante de um mercado crescente, onde mais e mais pessoas compram e vendem online, ter um e-commerce não é mais um diferencial para sua empresa, ele deve ser parte ativa de seu negócio, tanto quanto sua equipe de vendas.
As principais ferramentas são:
- Multi catálogo para produtos;
- Frete avançado – transporte de maiores pesos e dimensões;
- Acompanhamento de pedidos – pela área restrita;
- Cadastro de diversos centros de distribuição;
- Cadastro de grupos de representantes/revendedores,
- Cadastro de Políticas Comerciais para grupos de representantes/revendedores; entre outros.
A solução de vendas através do e-commerce B2B tem como principal objetivo, facilitar o crescimento de seu negócio: ampliando sua região de atuação (vendas online e através de representantes), diminuição de custos de venda (sua força de venda será ampliada com o uso de representantes) e atendimento a novos consumidores (seus representantes poderão atender clientes diferentes do seu foco de esforço de mídia).
Para entendermos melhor, vamos listar alguns benefícios de usar o B2B:
Para o representante ou revendedor, ficou muito mais fácil de realizar seus pedidos, com uma ferramenta online 24h por dia, de qualquer lugar, através de computadores, tablets e smartphones;
Para o marketing, atingir novos públicos que eram desconhecidos deste tipo de venda;
Para logística, disponibilizar várias formas de entrega de diversos Centros de distribuições, que serão cadastrados e disponibilizados da forma mais fácil e rápida;
Para a empresa, além de aumentar a receita, será possível atingir públicos antes desconhecidos e impossibilitados de comprar desta forma. Os custos para a empresa ir atrás de um revendedor, não existirão mais.
Como Funciona:
Para que um representante possa acessar o sistema de e-commerce B2B é preciso que este realize um cadastro em sua loja, como um cliente, o representante entra em contato com a equipe da sua empresa, solicitando acesso à área de atacado, o cadastro do representante é aprovado por sua equipe e incluído em um grupo determinado de representantes, este acessa o endereço sualoja.com.br/atacadista e realiza as compras, conforme catálogo e política comercial do grupo que ele pertence.
Você poderá determinar na exibição do produto se este será disponibilizado para venda: somente na loja, somente nos catálogos (venda B2B) ou para ambos; desta forma é possível realizar a venda primeiro aos representantes de produtos que serão lançados, trabalhar com produtos com venda exclusiva online, dentre várias outras possibilidades de configurações que podem ser de interesse do seu e-commerce.
Tudo pensado para o seu maior controle, em uma plataforma focada no seu negócio, com clientes e representantes comprando de diferentes canais em um mesmo site.
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