Registrar um nome de domínio atualmente é uma tarefa bastante fácil. Principalmente quando você é brasileiro e tem as centenas de opções de extensões de nomes de domínio com final .br para registrar o endereço da sua empresa na internet.
- Leia também: Pagelayer ou Elementor para criar seu site com facilidade
- Leia também: Como os provedores ajudam a organizar trabalhos remotos em 2022
- Leia também: O que é host e qual a importância dele para seu site
Foi pensando nisso que resolvi escrever esse artigo exemplificando os benefícios de ter um nome de domínio nacional ou internacional. Continue lendo o artigo para saber todos os detalhes e registrar ainda hoje o domínio da sua empresa na internet.
O que é um nome de Domínio?
Os “Nomes de Domínios” são uma parte fundamental da infraestrutura da Internet. Eles provêm um endereço legível para qualquer servidor web disponível na Internet.
Qualquer computador conectado na Internet pode ser alcançado através de um endereço IP público, consistido de 32 bits para IPv4 (eles são, normalmente, escritos com quatro grupos de três números entre 0 e 255, separados por pontos (p.e., 51.222.109.160) ou consistidos de 128 bits para IPv6 (eles são normalmente escritos com oito grupos de 4 números hexadecimais, separados por dois pontos (p.e., 2027:0da8:8b73:0000:0000:8a2e:0370:1337). Computadores podem manipular esses endereços facilmente, mas as pessoas tem dificuldade em descobrir quem está executando o servidor ou que serviço o site oferece. Endereços de IP são difíceis de lembrar e podem mudar com o tempo. Para resolver todos esses problemas nós usamos endereços legíveis chamados domain names (nomes de domínio).
Visite: https://www.hostec.com.br/registro-de-dominio/ e conheça todas as extensões de nomes de domínios que temos disponível para você registrar sua marca na internet.
Quais são as diferenças entre os domínios nacionais e internacionais?
Um domínio internacional não possui extensão final relacionada a países e, assim, eles não indicam o país daquela determinada página. São exemplos de domínio internacional, o endereço .net, .com, .info, .org, .edu, entre muitos outros.
Todos os domínios internacionais podem ser obtidos através dos provedores de hospedagem. Em grande parte, são oferecidos em conjunto com planos de hospedagem, ou separadamente, podendo contar com cortesias, como registro gratuito por um período de um ano, ou descontos significativos ao contratar um plano de hospedagem.
Um domínio formado pela combinação entre um nome e uma extensão, são as chamadas TLDs (também conhecidas como top level domain). Uma TLD é o sufixo do endereço do seu site, ou seja, as terminações, como .online, .info, .net, .com, entre muitas outras.
Sempre que registramos um domínio, passamos a ser donos dele, até a revogação do contrato de registro. Na maior parte das vezes, tal contrato é renovado anualmente, podendo ser estendido por mais tempo, isso vai depender dos planos oferecidos pelo provedor de domínio.
Os domínios nacionais são fornecidos de maneira diferente que os domínios internacionais. Enquanto os domínios internacionais você deve registrar em empresas de hospedagem de sites, os domínios nacionais são homologados por um departamento não governamental, o Registro.br. Tanto o domínio nacional quanto o internacional são interessantes para a sua página. Muitas empresas acabam registrando ambos e, assim, aumentando o alcance que elas podem atingir. A seguir você vai entender mais sobre eles.
Qual é a melhor opção de domínio para um comércio residente no Brasil
Registrar um domínio nacional, como o .br, pode ser interessante para a sua empresa, caso ela atue oferecendo produtos aqui no Brasil. Mas não se esqueça que é preciso registrar vários domínios para proteger sua marca e evitar que outra pessoa crie um domínio igual ao seu.
Por isso convidamos você a visitar nossa página de registro de domínios, lá você encontrará centenas de opções de TLDs de domínio para você registrar sua marca na internet.
Clique aqui e saiba mais detalhes.
- Leia também: Destaque sua loja com e-mails personalizados
- Leia também: Crie sua vitrine virtual e direcione para o WhatsApp
- Leia também: Como o design transforma pequenos negócios em grandes empresas