Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

DNSSEC e sua importância em 2022

O ano de 2022 no Brasil foi um marco histórico de transformação econômica, digital e política. Principalmente no comércio digital, por conta dos volumes gigantescos de fraudes online, mecanismos de segurança para complementar a autenticação das informações que são recebidas diariamente em e-mails empresariais são sempre bem vindos.

Foi pensando nisso que resolvi escrever sobre o DNSSEC “Domain Name System Security Extensions” é um padrão internacional que estende a tecnologia Domain Name System. Continue lendo o artigo para entender todos os detalhes do DNSSEC e sua importância em 2022.

O que é o DNSSEC

O “Domain Name System Security Extensions” (DNSSEC) é um padrão internacional que estende a tecnologia “Domain Name System” (DNS). O que DNSSEC adiciona é um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e domínios forjados.

Em outras palavras, o DNSSEC é um reforço de autenticação da titularidade do seu domínio, perante as operações que são realizadas durante toda transição de dados na internet.

Quando o DNS foi criado no início dos anos 80, a segurança não era o foco do design. Era possível para um invasor, em raros casos, direcionar a consulta de um usuário para outro destino. A solução para essa vulnerabilidade foi apresentada nos anos 90, quando a comunidade técnica do DNS lançou o DNSSEC (DNS Security Extensions) ou Extensões de Segurança do DNS. A RFC 3833 conta este histórico e as RFC 4033 , RFC 4034 e RFC 4035 trazem os detalhes técnicos.

Quais são os benefícios do DNSSEC

Como o DNS é essencial para a operação da Internet, a proteção dos dados fornecidos pelo DNS é fundamental. Fazendo uma analogia, pense no DNS como placas de trânsito da Internet que direcionam a comunicação ao conteúdo ou serviço correto. Assim como nas placas das estradas, se os invasores apontarem estas placas para outras direções as pessoas podem ser conduzidas a áreas perigosas das cidades.

O DNSSEC fornece uma maneira de verificar e proteger os dados DNS, permitindo que esses dados sejam confiáveis. Consequentemente, pode-se aproveitar o DNS global como um banco de dados seguro para nome/valores (por exemplo, você envia um nome e o DNS retorna um valor) distribuído globalmente e acessível ao público em geral. Como resultado, esse banco de dados seguro pode criar oportunidades de inovação e possibilitar novas tecnologias, serviços e instalações. Por exemplo, uma tecnologia que aproveita este recurso é o DANE (Autenticação de entidades nomeadas com base no DNS), que cria uma nova maneira de proteger conexões na Internet. O DANE aproveita os dados protegidos por DNSSEC no DNS e soluciona algumas das vulnerabilidades da maneira atual em que são feitas conexões seguras na Internet. Isso torna o comércio e as comunicações na Internet mais seguros.

Entenda a importância do DNSSEC para o ambiente empresarial

O DNSSEC permite que os detentores de nomes de domínio (registrantes) assinem digitalmente as informações que colocam no DNS. Isso permite que os clientes (através do servidor recursivo do provedor configurado para essa validação) verifiquem se as respostas DNS não foram violadas. Em 2010, a ICANN permitiu que o nível mais alto do DNS (zona raiz) fosse assinado pelo DNSSEC, facilitando bastante a implementação global do padrão. No entanto, mesmo uma década depois, a adoção significativa do DNSSEC continua atrasada.

O DNSSEC reduz a probabilidade de que os usuários finais que desejam usar serviços ou visualizar conteúdos sejam direcionados incorretamente para um site em que possam ser enganados por um invasor. Dessa maneira, é responsabilidade dos provedores (ISPs) ativar o recurso para validar assinaturas DNSSEC nos seus resolvedores e, com isso, gerar um valor agregado aos seus clientes.

É possível implementar o DNSSEC em seu domínio, essa operação pode ser realizada diretamente pelo de controle do cPanel que é disponibilizado em todos os planos de hospedagem de sites aqui da Hostec.

Conclusão do artigo

Agora que você conhece os benefícios e a importância do DNSSEC para sua empresa, o que acha de fazer um teste gratuito? Clique aqui e conheça todos os planos de hospedagem de sites que temos disponível para sua empresa na internet.

Compartilhe também nas redes sociais, para ajudar aquele amigo (a) que está precisando dessas dicas de segurança para prevenir possíveis problemas no ambiente digital.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *