O Instagram é um dos melhores aplicativos da internet e uma das redes sociais que mais cresceu nos ultimos anos. Portanto, também é um ótimo lugar para criar mais destaque para sua loja virtual, possibilitando chegar a milhões de clientes ao mesmo tempo
Por enquanto o Instagram não possui uma versão para browser. Portanto, se ainda o tiver instalado, baixe o app no seu smartphone, encontrando a versão correta (existem versões para o Android e iOS e as duas são gratuitas).
Primeiro passo é Criar uma Conta no Instagram
Informe os dados necessários para criar a conta, como e-mail, nome de usuário e senha. Você também pode vincular sua conta ao perfil do Facebook. Ao criar o nome de usuário, lembre-se que o perfil é da sua loja, devendo fazer referência à marca e não a você. Use o logo da loja como foto de perfil.
– Adicione fotos e vídeos no seu perfil
Depois é só começar a clicar e tratar suas fotos, você pode selecionar fotos da sua biblioteca, usar a câmera para tirar fotos ou fazer microvídeos de 15 segundos, no máximo.
– Defina o que você irá vender no seu perfil
Escolha os itens que considera que poderão atrair clientes, pesquisa o que outras pessoas estão vendendo, lembre-se que você deve ser original e exclusivo para se destacar no Instagram.
– Faça edições que chamem a ateção dos seus seguidores
Depois de selecionar ou capturar as imagens, faça os ajustes necessários, escolha os filtros na barra inferior, coloque a foto na posição correta, se necessário, aumente a luminosidade da foto.
– Personalize o seu perfil
Lembre-se que o Instagram não traz nenhum meio de comunicação direta, portanto, é necessário deixar o número de contato ou endereço de e-mail para seus clientes, tudo o que você está fazendo é uma vitrine virtual.
– Comunique-se com os seus seguidores
Se você achar melhor, baixe um aplicativo de mensagens que permita o envio e recebimento de mensagens associadas com a conta do Instagram. Assim, poderá manter contato com seus clientes.
– Mantenha-se conectado
Para ter certeza do que faz, procure outras lojas no Instagram e verifique como ela funciona. Não faça cópias: procure ser original, verificando qual o melhor estilo para você. Use-a como exemplo.
– Faça postagens recorrentemente e compartilhe
Depois de tudo feito, editado e pronto, crie uma legenda, sem se esquecer de colocar hashtags (no Instagram elas são importantes para as buscas) e publique a loja.
Agora você pode também incluir a localização da foto, clicando no ícone “Nomeie este local”. Se fizer isso, deve deixar a opção “Adicionar foto ao mapa” ligada.
Procure enviar fotos de qualidade dos produtos que está vendendo, e faça isso em uma, não todas as fotos de uma só vez. Assim, os clientes poderão comentar na foto de um item em particular.
Mande também informações importantes, como formas de pagamento e de envio, parceiros, preços de postagens, tudo o que considerar necessário.
Recomendações Especiais
Ao criar um Instagram para sua loja virtual, siga algumas recomendações:
Você vai notar que, antes de enviar para publicação, poderá selecionar as opções de compartilhamento com o Facebook, com o Twitter, com o Tumbir, com o Flickr e com o Foursquare, além de e-mail.
Se você não tiver atrelado sua conta do Instagram às redes quando a criou, poderá ir em Ferramentas, Selecionar Configurações de Compartilhamento e fazer a sincronização, é um processo bastante simples.
O Crescimento das Lojas Virtuais
No começo, essas lojas eram usadas por um número limitado de pessoas, mas hoje, o e-commerce é a melhor forma de fechar negócios e os usuários estão crescendo cada vez mais.
Lembre-se que a internet está cada vez mais democrática e ampliar a sua forma de aparecer na internet deve acompanhar a evolução. Aproveite este movimento e faça seu marketing crescer.
Use as Hashtags corretamente no seu Instagram
O Instagram tornou o uso de hashtag uma verdadeira febre e não há como abrir mão de escolher a melhor para fazer sua loja virtual aparecer. O objetivo do Instagram é envolver o público que estiver seguindo sua loja e, ao mesmo tempo, procurar atrair o público futuro.
Mais do que postar fotos interessantes e chamativas, que é o primeiro requisito do Instagram, você vai precisar de um hashtagging excelente, tornando mais fácil às pessoas encontrar sua loja quando estiverem procurando termos específicos.
Os usuários do Instagram têm algumas preferências por hashtags. Procure saber quais são as mais populares dentro de suas fotos e consiga conquistar mais usuários.
Existem hashtags preferidas, como #amor, # followme, #me, e muitas outras. Fique sempre atento, dando preferência às palavras que mais combinam com sua empresa e com suas imagens, trazendo mais engajamento e maior retorno para sua loja.
Identifique qual é o melhor horário para publicar novas postagens
Da mesma forma que outras redes sociais, o Instagram tem algumas horas do dia com mais movimento, comece a testar os melhores momentos para publicar, procurando seu público-alvo para ter melhor retorno.
Agora que você sabe como montar uma Loja Virtual no Instagram, que tal fazer uma visita no site da Hostec e também construir uma loja virtual profissional, visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites para saber mais informações.