Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

Como montar um planejamento estratégico empresarial

Iniciar um empreendimento não requer muito planejamento, isso é um fato. Digo isso devido à inúmeros empresários que alcançaram o mérito de sucesso em sua área de atuação, sem ter qualquer planejamento de como seria todas as etapas do seu projeto. Porém grande parte desses empresários tiveram grandes dificuldades que se tivessem planejado antecipadamente, poderiam ter economizado tempo, dinheiro ou até mesmo alguns recursos de natureza escassa.

Pensando nisso resolvi criar esse artigo com os principais fundamentos de um planejamento estratégico para você inspirar e construir seu plano de negócio com todas as etapas, processos e gráficos necessários para medir o crescimento do seu negócio. Dando uma visão a longo prazo para direcionar a sua empresa para qualquer direção.

Continue lendo para saber como montar o planejamento estratégico empresarial do seu negócio de forma 100% online e com as melhores ferramentas da atualidade.

O que é um planejamento estratégico de uma empresa?

O Planejamento estratégico de uma empresa poderia ser resumido em imaginar como você pretende que sua empresa seja no futuro, e construir todos os fundamentos necessários para que esse futuro seja realizado em etapas de forma organizada, baseadas em processos e planejamentos de realização de cada etapa do seu plano de negócio, até que venha se tornar uma realidade tudo aquilo que estava no seu checklist do planejamento empresarial.

Em outras palavras, o planejamento estratégico de uma empresa, tem como objetivo principal definido algo como os exemplos:

– Alcançar um volume de (x) clientes em um intervalo de 2 anos.
– Construir Filiais em todos os estados do seu país de residência.
– Vender mais produtos para o mundo todo através da internet.

E qualquer outro exemplo que possa ter um objetivo principal definido. O planejamento estratégico, visa alcançar esse objetivo da melhor forma possível, construindo uma trajetória para alcançar esse objetivo no prazo determinado no planejamento estratégico empresarial.

 

Quais são as principais etapas que devem ser planejadas em um negócio com atuação comercial virtual

As principais etapas que devem compor um planejamento solido de um negócio com atuação comercial virtual pode ser descrito nos itens da listagem abaixo:

– Quais são os produtos ou serviços que será comercializado.
– Quais locais/regiões que esses produtos ou serviços serão entregues/realizados.
– Quais são os procedimentos de atendimento, ( se possível criar roteiros de starter ).

– Quais são as plataformas de mídias sociais que sua empresa terá uma página.
– Qual será o nome de domínio da sua empresa na internet.
– Como será as informações comerciais do seu cadastro no Google Meu Negócio.
– Quais canais de atendimento da sua empresa na internet.
– Quantos conteúdos você publicará mensalmente/semanalmente nas mídias sociais.
– Quais plataformas de publicidade paga e gratuita você pode utilizar para impulsionar as vendas.

Responda todas as perguntas desses itens acima, e você praticamente terá um planejamento estratégico empresarial, para atuar no mercado digital de forma prática e com indicadores que possa medir o progresso de seu negócio online.

Fundação de um projeto em formato de checklist para exemplo

Para facilitar à execução do seu projeto, e verificar se cada etapa está realmente em conformidade para que seu projeto não pule para à próxima etapa, sem que essa anterior esteja 100% por completa e nos padrões necessários para o crescimento solido do seu negócio.

Essas 3 etapas podem ser classificadas como:

  • Etapa 01 – Definição das Tarefas & Prazos
  • Etapa 02 – Execução das Tarefas e Revisão pós-execução.
  • Etapa 03 – Análise dos resultados para medir de 0 – 5 se estão atendendo as expectativas.

Com base nessas três etapas, você só precisará montar o checklist das atividades como o exemplo básico de checklist de tarefas abaixo:

[  ] – Exemplo de tarefa 01 – Definir qual é o nome da minha empresa.
[  ] – Exemplo de tarefa 02 – Criar uma logomarca para minha empresa.
[  ] – Exemplo de tarefa 03 – Definir os produtos e serviços da minha empresa.

E assim dando sequência a todos os itens citados nas principais etapas que devem compor um planejamento estratégico de uma empresa.

Avalie gratuitamente durante 30 dias

Convidamos você a avaliar nossos serviços de hospedagem de sites durante 30 dias grátis sem qualquer compromisso ou contrato. Clique aqui e saiba todos os detalhes dos recursos que compõem o serviço de hospedagem de sites da Hostec.

Conclusão do artigo

Deixe um comentário abaixo quais são os itens que você gostaria de complementar nesse planejamento estratégico empresarial, e se você construiu algum plano de negócio com esses fundamentos. Também compartilhe nas redes sociais para ajudar aquele amigo (a) que está iniciando à sua jornada digital.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14