WWW é a sigla para World Wide Web, que significa rede de alcance mundial, em português.
O www é um sistema em hipermídia, que é a reunião de várias mídias interligadas por sistemas eletrônicos de comunicação e executadas na Internet, onde é possível acessar qualquer site para consulta na Internet.
A tradução literal de world wide web é “teia em todo o mundo” ou “teia do tamanho do mundo”, essa ideia é para indicar a potencialidade da internet, capaz de conectar o mundo, como se fosse uma teia.
A Web funciona através de três parâmetros: a URL, que especifica o endereço único que cada página vai receber, e é como ela vai ser encontrada quando os usuários digitarem; HTTP, que é um protocolo de comunicação que permite a transferência de informação entre redes; e HTML, que é um método de codificar a informação da internet, para ser exibida de diversas maneiras.
A História da sigla www
A internet nasceu como uma rede fechada, nos anos 60, com o nome de Aparnet. Criada em laboratórios militares dos Estados Unidos, servia para trocar informações entre computadores do governo.
Só em 1989 a proposta ganhou a característica que conhecemos hoje com o surgimento do www (World Wide Web).
Desenvolvido pelo físico inglês Tim Berners-Lee, nos laboratórios da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern), o www estabeleceu uma linguagem padrão para a circulação de dados na rede, permitindo que qualquer computador, de qualquer parte do planeta, tivesse livre acesso ao mundo virtual.