A Open Source Initiative (OSI) – Iniciativa pelo código aberto – é uma organização dedicada a promover o software de código aberto ou software livre. Ela foi criada para incentivar uma aproximação de entidades comerciais com o software livre.
Sua atuação principal é a de certificar quais licenças se enquadram como licenças de software livre, e promovem a divulgação do software livre e suas vantagens tecnológicas e econômicas.
A OSI, assim como muitos membros da comunidade, considera que o software é, em primeiro lugar, uma ferramenta, e que o mérito dessa ferramenta deve ser julgado com base em critérios técnicos.
Para eles, o software livre no longo prazo é economicamente mais eficiente e de melhor qualidade e, por isso, deve ser incentivado. Além disso, a participação de empresas no ecossistema do software livre é considerada fundamental, pois são as empresas que viabilizam o aumento no desenvolvimento, implantação e uso do software livre.
A organização foi fundada em fevereiro de 1998, por Bruce Perens e por Eric S. Raymond. A formação da OSI começou com a publicação do trabalho de Eric Raymond, A Catedral e o Bazar em 1997. Raymond’s apresentou este trabalho na O’Reilly Perl Conference em setembro de 1997 que ajudou a desencadear a decisão da Netscape em liberar o código-fonte como software livre do mais popular navegador da Web em 22 de janeiro de 1998.
Raymond foi o presidente da fundação até fevereiro de 2005. Atualmente, o presidente é Michael Tiemann.
Em agosto de 1998 foi adicionada a organização um conselho de diretores.
Em 2012 a OSI anunciou uma mudança no seu modelo de governança de forma a incluir como membros as mais diversas entidades da comunidade de software livre.
Essas entidades passaram não só a ter voz nas atividades diárias da OSI como também passarão a eleger os novos diretores do conselho da OSI. Dentre as primeiras entidades que se registraram como membros da OSI encontram-se:
- Apache Software Foundation
- Eclipse Foundation
- Creative Commons
- Drupal
- FreeBSD
- Joomla (via Open Source Matters)
- KDE
- Linux Foundation
- Mozilla Foundation
- Plone
- Sahana Software Foundation
- Wikiotics