Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

Entenda como funciona as conexões do webmail

O Webmail é uma ferramenta muito importante para quem tem seu contato principal um endereço de e-mail, e entender as diferenças entre acessar os e-mails por webmai, POP ou IMAP é muito importante para podermos ter acesso em qualquer local utilizando os canais de acesso ao seu e-mail profissional.

Para acessar seus e-mails através do seu link ade acesso ao Webmail Round Cube não é necessário a utilização de um programa de gerenciamento de emails, como o Outlook, Entourage ou Thunderbird.

Para isso basta utilizar um navegador como Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Para ter acesso ao webmail digite em seu navegador: www.seudominio.com.br/webmail ou webmail.seudominio.com.br  (substitua seudominio)

Agora vamos entender como funciona via POP (ou POP3):

Para utilizar seus e-mails por POP (ou POP3) é necessário a utilização de um cliente/programa de e-mails como o Outlook por exemplo.

O protocolo POP3 é um protocolo offline no qual, o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e finaliza a conexão.

O acesso via POP baixa as mensagens do servidor e salva as mesmas em seu computador.  Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local e/ou não pode ocupar muito espaço em disco na hospedagem. Se houver a necessidade de excluir uma conta configurada como POP nos softwares de e-mail TODAS as mensagens, baixadas da caixa de entrada, serão perdidas.

E como funciona em uma conexão via IMAP:

Uma conta IMAP é uma conta configurada para ler os emails no servidor mesmo, sem necessariamente de baixá-los em seu PC. Isso torna essa configuração ideal para quem acessa o email de computadores diferentes, já que na configuração POP3 os emails são baixados em seu PC e, por isso, você não conseguirá ler seus emails quando estiver em outro computador. Com esse protocolo configurado os email/mensagens das contas ocupam espaço em disco de sua hospedagem.

Uma observação muito importante para que você possa manter seus e-mails sempre em segurança é em qualquer uma das opções é recomendado adotar uma rotina de backups das suas mensagens enviadas e recebidas, para evitar perdas em caso de formatação de computador e/ou qualquer outro evento.

Agora que você entende a diferença entre as conexões de e-mails profissionais, o que acha de ter o seu próprio e-mail profissional com 30 dias de teste grátis?

Acesse: https://www.hostec.com.br/email-profissional para saber mais informações.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14

Banner de Consentimento de Cookies by Real Cookie Banner