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Como funciona a otimização para motores de busca ?

O Marketing tradicional hoje em dia é uma prática que poucas agências ou empresas digitais utilizam no processo para gerar vendas, com a revolução da internet, o marketing digital veio construindo uma gama de profissionais e regras bastante rígidas para está no posicionamento da primeira página nos buscadores de pesquisa.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer esse conteúdo para explicar como funciona a otimização de sites para motores de busca na web, com o objetivo de fazer com seus sites fiquem em um ótimo posicionamento nos motores de busca.

O Surgimento do termo SEO na internet

Existem três “propostas” que apontam a origem do termo SEO, a primeira proposta é onde Bob Heyman juntamente com Leland Harden, definiram verbalmente o termo após melhorarem o posicionamento de um website de um cliente, no qual isso foi relatado no livro “Net Results” no ano de 1997.

A segunda proposta vertente, e mais concreta que a primeira, é um post referenciado por Danny Sullivan, indicando um post SPAM feito na Usenet em 26 de Julho de 1997, onde o termo Search Engine Optimization aparece.

Por fim, a terceira proposta vertente, que é mais concreta e antiga, sugere que o termo é uma criação da Multimedia Marketing Group (MMG), empresa online de John Audette, que possuía páginas no início de 1997 que já mencionavam o termo Search Engine Optimization.

O Relacionamento entre Profissionais de SEO e os robôs de busca

Não são encontradas menções de Otimização para Sistemas de Busca na Usenet antes de 1997, alguns anos após a introdução dos primeiros mecanismos de busca, os operadores de mecanismos de busca rapidamente reconheceram que alguns webmasters estavam realizando esforços visando a melhor classificação no ranking dos mecanismos de busca, chegando a se utilizar de técnicas de manipulação.

Nos primeiros mecanismos de busca, como o Infoseek, a primeira posição do ranking era obtida sem muita dificuldade, assim como era pegar o código-fonte da página mais bem colocada, colocar na própria página e enviar o endereço para instantaneamente indexar e classificar a página.

Os principais motores de busca disponibilizam guias e informações para ajudar o webmaster com a indexação e otimização do seu site, como:

A Google tem as Ferramentas do Google para webmasters, que ajuda a descobrir se existe algum problema de indexação do site do webmaster dentro da máquina de busca e ainda disponibiliza inúmeros dados sobre o tráfego no Google para o seu site.

O Yahoo! tem o Site Explorer (em inglês), que permite enviar sua URL gratuitamente (como também o MSN e o Google), explorar todas as páginas indexadas pelo Yahoo!, ver quais são as mais populares e disponibiliza um mapa detalhado de um site, suas páginas e links.

Estes sites de busca também permitem a criação de “adWords”, que são anúncios de um site ou negócio na internet, que aparecem no resultado da busca de alguém que procura qualquer coisa relacionada com aquele produto/serviço.

Uma forma que muitas empresas estão usando para fazer a divulgação e marketing na Internet.

O Yahoo! tem o Search Marketing(em inglês) e a Google tem o Google Advertising Professionals.

Tendo isso em mente, agora é hora de entender o que é e como funciona uma Otimização para motores de busca.

Entendendo como funciona uma Optimização para motores de busca.

Otimização de Sites (- otimização para motores de pesquisa [português europeu] ou otimização para mecanismos de busca [português brasileiro] – ) é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization) também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes.

Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO de White Hat” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou “SEO de Black Hat” (utilizam truques como “Cloaking”, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing).

O termo “spamdexing” (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas de White Hat dizem que os Black hat se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu próprio favor.

Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o page rank é irrelevante.

Os Mecanismos de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, (SERPs – Search Engine Result Pages), conteúdo de publicidade paga por clique (pay per click), anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas buscas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site.

Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo).

A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.

Em termos de competição, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através de programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo.

Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo.

Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Nem todos os sites têm objetivos idênticos para a otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mile).

Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a disponibilidade para venda.

Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis.

A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing Digital.

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