O Brasil é um dos paises que mais se destacou nos ultimos anos com novos usuários acessando a internet. Atualmente estimá-se que 76% dos brasileiros tem acesso a internet em casa, e os demais ou em algum ponto de internet gratuita, o que facilita muito mais a comunicação digital.

Com esse crescimento na informação digital, muitos usuários passam uma grande parte do tempo nas redes sociais, e foi pensando nesse tipo de situação que a redação aqui da Hostec resolveu criar este artigo para que vocês saibam quais são as 7 redes sociais mais utilizadas no brasil, será que você já utiliza alguma delas? Confira no artigo abaixo:

Antes de conhecer individualmente as redes sociais mais utilizadas no brasil, separamos um ranking com informações de usuários de cada uma delas para que você possa ter uma nossão mais detalhada dos usuários.

Statistic: Most popular social networks worldwide as of July 2019, ranked by number of active users (in millions) | Statista
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No Marketing Digital as redes sociais são canais muito importante para encontrar o seu público alvo no dia-a-dia. E para identificar em quais audiências está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as redes sociais mais populares do brasil, e quando se tem números concretos é possível criar ótimas estratégias para atingir essa audiência.

Facebook
Facebook

1º Lugar = Facebook

Você já deve ter ouvido dizerem que “se não está no Facebook, não existe”. Isso porque o Facebook é de longe a rede social mais popular do planeta — e, por consequência, do Brasil. Já são mais de 2,2 bilhões de usuários ao redor do mundo, 129 milhões deles por aqui.

Isso coloca o Brasil como terceiro principal usuário da rede social, atrás somente de Índia e Estados Unidos.

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros.

É por isso que, para empresas que investem em Marketing Digital, é praticamente impossível não estar no Facebook.

YouTube
YouTube

2º Lugar = YouTube

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 1 bilhão de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente.

O site foi fundado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. O sucesso meteórico fez com que a plataforma fosse adquirida pelo Google no ano seguinte, em 2006, por 1,65 bilhão de dólares.

Como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

WhatsApp
WhatsApp

3º Lugar = WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zap zap.

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele. Assim, já se calcula em 120 milhões de usuários no país.

O app esteve no centro de muitos debates nas eleições de 2018, já que é muito usado para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Essa característica, aliás, faz com o “zap” seja considerado uma rede social.

Instagram
Instagram

4º Lugar = Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. É uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos entre usuários, com a possibilidade de aplicação de filtros e outras edições.

O Instagram tem mudado bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook, que pagou 1 bilhão de dólares pela transação. Hoje é possível postar fotos de proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, dentre outros.

Os Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Em 2018, foi lançado também o IGTV, que vem recebendo bastante destaque no app.

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual; humanizar a marca, mostrando os bastidores, por exemplo; e de atrair candidatos, caso esteja contratando.

LinkedIn
LinkedIn

5º Lugar = LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook.

A diferença é que o foco são contatos profissionais — ou seja, em vez de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo.

Pinterest
Pinterest

6º Lugar = Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas.

Os temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagem e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

Snapchat
Snapchat

7º Lugar = Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação.

A rede lançou o conceito de “stories” — despertando o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.

Apesar de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por jovens hiperconectados.

Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseado em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.

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Agora que você sabe quais são as 7 redes sociais mais utilizadas no brasil, comente ai abaixo quantas delas você usa no seu dia-a-dia.

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