Ao decorrer dos anos a internet é um ambiente que cresce cada vez mais, e quando o assunto é segurança de redes é algo que todos devemos nos preocupar, ainda mais com o aumento dos serviços via Internet que necessitam de pagamentos digitais, muitas informações pessoais estão guardadas no que se chama de “a nuvem”, o que traz inúmeras questões, como privacidade e a falta dela, confiança nos serviços prestados, localidade (onde esses dados estão), além de é claro, riscos de invasão e roubo de informações importantes.
Já se foi o tempo romântico dos hackers que entravam em sistemas pelo simples prazer da descoberta, com intenções apenas para saber o que os outros estavam navegando.
Hoje em dia, ataques contra infraestruturas são desferidos por quadrilhas internacionais, especializadas em roubo de informações e dados; iscas são plantadas por e-mail para pegar os usuários mais incautos e roubar dados sigilosos, e em casos dessa magnitude é sempre bom lembrar que a falta de cautela é amiga do golpe.
Leia também: O que é um exploit?
É muito comum os provedores de hospedagem como a Hostec sofrerem ataques na internet, um atacante pode agir motivado a retirar determinado conteúdo do ar ou interessado em prejudicar empresas e usuários, logo, ele investe contra o servidor onde esse conteúdo é disponibilizado na forma de um site, e pode tornar o serviço indisponível.
Empresas como a Hostec investem em segurança contra inúmeros tipos de ataques na internet, com o objetivo de manter os sites seguros, estáveis e funcionando 24 horas por dia.
Um tipo de ataque comum é o Ataque de Negação de Serviço Distribuído, ou popularmente conhecido, Ataque de DDoS.
O objetivo desse ataque é causar lentidão ou indisponibilidade de um serviço na Internet, fazendo uso de dispositivos que estão conectados à rede e que podem ser controlados à distância, a partir da exploração de uma falha de segurança.
Este é o que chamamos de um equipamento zumbi, que pode ser usado para, junto com outros, gerar um alto número de acessos simultâneos a uma rede ou serviço. Logo, temos uma sobrecarga ao consumir todos os recursos disponíveis no servidor.
Note que esta não é uma invasão, mas sim a invalidação de um serviço por sobrecarga.
Este tipo de ataque, em particular, é comum, grandes empresas como Amazon, Facebook, Google, Skype, Twitter, Hostec e outros também sofreram ataques e, consequentemente, indisponibilidades devido aos ataques do tipo DDoS. Infelizmente este tipo de situação ocorre frequentemente, é uma realidade por conta de uma Internet cada vez mais complexa.
É bom saber qual é a capacidade do provedor de hospedagem em resistir a ataques de negação de serviços, e como é a sua resposta a esses ataques. Um bom provedor de hospedagem deve ter uma equipe de resposta a incidentes, para evitar que os sites dos clientes sejam retirados do ar, ou sofram desfiguração.
Para bloquear e anular ataques DDOS em nossa infraestrutura, disponibiliamos a proteção Cisco Firewall, garantindo que suas aplicações não sejam projudicadas.
Outro ataque que vem crescendo rapidamente são os ataques de phishing ou invasões. Os invasores se aproveitam das brechas de segurança de scritps, sistemas e principalmente CMSs desatualizados para efetuar o upload de scripts malicoosos para o ambiente bem como efetuar alteração de conteúdo, causando grandes prejuizos.
Leia também: O que é PHISHING e como funciona essa prática
Para combater este tipo de ação em nosso ambiente, aplicamos o imunify360 em 100% de nossos planos de Hospedagem de Site.
6 Camadas de Segurança para o seu site
O Imunify360 é uma solução de segurança da próxima geração criada para qualquer tipo de servidor que utilize cPanel.
Ele utiliza a imunidade de rede global, verificando e aprendendo sobre novos ataques de forma com que caso já esteja ocorrido determinada tentativa em algum servidor que utilize imunify360, o sistema de proteção baseado em nuvem irá atualizar todos os demais servidores afim de bloquear os ataques conhecidos ou desconhecidos quando vier a ocorrer novas tentativas.
Quer fazer um teste gratuito por 30 dias de nossos serviços de hospedagem de site?
Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e saiba mais informações sobre os nossos serviços.