Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

O que é e como funciona o IPTV ?

Com a expansão dos conteúdos na web na rede digital, a internet que conhecemos criou uma onda de informação e entretenimento continua.

Com isso, a preferência dos consumidores digitais também se altera ao decorrer do crescimento digital, hoje em dia é possível notar que as pessoas exigem mais qualidade na hora de assistir televisão, assim como preferem uma variedade maior de conteúdos quando visitam algum site na internet.

Além disso, os consumidores passaram a optar cada vez mais por serviços interativos, onde eles pudessem interagir mais com a programação de seus canais, decidindo sobre o que querem assistir e também quando farão isso, por exemplo.

E é por este motivo que construímos este conteúdo, para explicar com mais detalhes o que é e como funciona o IPTV ( Internet Protocol Television ).

O que é o IPTV?

Com a evolução da tecnologia a melhora continua da qualidade da internet de banda larga, as necessidades do mercado propiciaram o surgimento do IPTV, a Televisão por protocolo de internet, do inglês ( Internet Protocol Television ).

Esta é uma tecnologia de transmissão de sinais de televisores para aparelhos de televisão digitais e outros meios, inclusive aparelhos mobile.

Do mesmo modo que o sistema de VOIP ( Voz sobre IP), o IPTV tem como meio de transporte de seu conteúdo o protocolo de internet, conhecido também como IP (Internet Protocol).

Como funciona o IPTV?

Esta tecnologia nada mais é do que a junção de um serviço de televisão com a de internet banda larga. Ao invés de receber seu sinal de televisão pela antena ou pelo cabo da sua operadora de TV a cabo, você recebe via internet, apenas acessando alguma página na internet.

Este serviço exige um conversor ( também conhecido como Set-top Box), que transformará o sinal recebido através da internet para que ele possa ser visualizado na tela.

O Serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 Megabytes por segundo, o que não deve comprometer o restante de sua banda.

Exemplo: Se você assina um pacote de banda larga de 2 Megabytes, juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 Megabytes para ter uma operação estável.

Conteúdos do IPTV

Apesar de toda a facilidade, o conteúdo exibido na IPTV não será o mesmo de um canal aberto, salvo se alguma emissora resolver entrar neste ramo.

É mais provável encontrar canais exclusivos e também transmissão de filmes por demanda, adquiridos pelos clientes.

Além disso, por ser um sistema interativo e contar com uma participação do cliente, este sistema também proporcionará sistemas de comércio online, unindo entretenimento online e diversão, aproximando-se ainda mais de uma função que era exclusiva da dupla computador e internet.

Deste modo, você poderá assistir filmes, comprar online, assistir séries, ouvir musicas e apresentações de fotos sem que para isso necessite de um computador.

Tudo poderá ser feito através da sua televisão conectada a um serviço de IPTV.

Segurança do IPTV

Na questão de segurança de conteúdo, existem algumas críticas que afirmam que quanto mais a televisão se aproxima do modelo de internet atual, mais inseguro pode se tornar o seu conteúdo.

Entende-se por inseguro, devido as violações a direitos autorais.

Para isso, existem dois sistemas de transmissão vigentes no sistema de IPTV. Um é o CAS (Acrônimo para Conditional Access System ou sistema de acesso condicional), em que o sistema é responsável pela decisão de apresentar ou não uma transmissão ao consumidor.

O Outro sistema é o DRM ( Acrônimo para Digital Rights Management ou Gerenciador de Direitos Digitais ) em que um conjunto de diversas tecnologias permitem ou não a o uso de produtos digitais de áudio, vídeo ou imagem.

Números do IPTV

Estima-se que em poucos anos o sistema IPTV deve se tornar mais utilizado do que a própria internet banda larga.

Até o ano de 2020 é esperado que mais de 100 milhões de lares no mundo todo deverão ter o serviço, segundo as pesquisas do Gartner Group.

Segundo um estudo mundial, realizado pela empresa Pyramid Research, o crecimento da IPTV “Abocanhará” uma fatia do mercado das TVs a cabo. Segundo este estudo, a participação do IPTV não são nada despretensiosas.

IPTV no Brasil

Devido a algumas objeções legais que impedem a entrada de vez de operadores de telefone no serviço de TV por assinatura em nosso país, este serviço por aqui ainda é bastante incipiente. Contudo, algumas empresas de telefonia já estão entrando neste negócio.

A Primeira delas foi a Brasil Telecom, com serviço chamado Videon, que permite ao usuário adquirir filmes, documentários , desenhos animados, shows e programas em sua televisão, além de alguns conteúdos que antes eram exclusivos da internet.

Tudo isso em sua televisão, adquirido com a praticidade do controle remoto.

Não deve demorar muito para que outras empresas de telefonias, como a telefônica e a Telemar, que já estão em um processo bastante adiantado neste sistema, e mesmo a própria Brasil Telecom disponibilize o serviço em outros locais.

O IPTV na Internet

Caso você tenha se interessado pelo sistema IPTV, você pode tentar utilizar programas como o Joost ( Desenvolvido pelos mesmos criadores do Skype ) e o Livestation ( uma parceria entre a empresa inglesa Skinkers e a Microsoft ).

Ambos os softwares são apresentados como o futuro da televisão, o que não deixa de ser verdade, afinal é só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre a TV e a internet.

Espero que este artigo tenha sido bastante esclarecedor, caso tenha alguma dúvida relacionada a este conteúdo, deixe nos comentários disponível logo abaixo para podermos trocar algumas ideias sobre o IPTV.

Ah…

Não esqueça também de acessar o site da Hostec, estamos com uma ótima oportunidade para você construir o seu website.

Hospedagem de sites com 30 dias de teste grátis para você avaliar o melhor painel de armazenamento de dados digitais da internet.

Visite: www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites para saber mais sobre a promoção.

0Shares

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14