Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

O que é LiteSpeed Web Server ?

O LiteSpeed Web Server é o servidor web líder em alto desempenho e alta escalabilidade das tecnologias Litespeed. Ele pode ser usado para substituir um servidor Apache existente sem alterar nenhum outro programa, ou detalhes do sistema operacional e sem quebrar nada.

Contudo, o LiteSpeed ​​Web Server pode rapidamente substituir um gargalo principal em sua plataforma de hospedagem na web existente.

Apache VS LiteSpeed WebServer

O Apache é o servidor gratuito mais popular e mais antigo. No entanto, ele tem um concorrente chamado LiteSpeed ​​que desafiou sua supremacia. Vamos descobrir qual é o melhor.

Apache / O servidor web Apache foi introduzido no mercado em 1995, para desenvolver sites. No entanto, em pouco tempo, esses entusiastas do site acabaram se tornando uma verdadeira potência moderna e, assim criaram uma revolução com a ajuda do desenvolvimento e atualizações regulares, o servidor Apache conseguiu se tornar um dos servidores mais estáveis ​​e protegidos presentes no tempo atual. Também se pode dizer que o servidor Apache é o servidor mais flexível e versátil devido à sua capacidade de carregar componentes. O recurso mais notável do servidor da web Apache é que ele está disponível totalmente gratuito.

LiteSpeed / O LiteSpeed ​​Web Server (LSWS) é um servidor da Web leve desenvolvido pela LiteSpeed ​​Industries Inc. É relativamente novo no mercado, lançado no ano de 2002. Dentro desse curto período, o LiteSpeed ​​se tornou bastante popular e é capaz de lidar com milhares de pessoas. Conexões simultâneas, apesar de ter memória menor. O objetivo de introduzir este servidor da web era ler o arquivo de configuração do Apache. No entanto, de acordo com a empresa, um único LiteSpeed ​​é capaz de lidar com dados equivalentes a dois servidores Apache. O LSWS 5.0 é o primeiro servidor da web popular a suportar HTTP / 2. Um complemento com a versão 5.0 é o LiteMage Cache, que é uma solução de cache de página inteira para aumentar a velocidade das lojas Magneto. Está disponível na versão gratuita e na versão paga.

Apache vs Litespeed / A especialidade do servidor LiteSpeed ​​é sua capacidade de lidar com tráfego mais pesado em comparação com o Apache. Também foi projetado para lidar com ataques DDOS com mais eficiência. Por exemplo, em uma situação, um servidor Apache que encontra ameaças DDOS foi substituído pelo servidor LiteSpeed ​​e os resultados foram dignos de nota. Por um lado, o servidor Apache travou devido às ameaças, enquanto, por outro lado, o servidor LiteSpeed ​​foi bem-sucedido em lidar com as ameaças e funcionou sem problemas.

O servidor Apache é totalmente gratuito, enquanto você deve arcar com custos de US $ 14 a US $ 90 por mês para aproveitar todos os recursos do LiteSpeed.

Web Server Vencedor / O servidor LiteSpeed ​​é o vencedor absoluto. Aqui estão algumas de suas vantagens sobre o Apache que tornam isso possível.

  • É até seis vezes mais rápido que o Apache
  • É três vezes mais rápido que o Apache no SSL
  • Com seu cache LiteMage, o LiteSpeed ​​faz com que as páginas Magneto funcionem até 75 vezes mais rápido
  • Aumenta o desempenho do PHP em 50%
  • Agora você deve ter uma clareza sobre os dois servidores da web.

Como posso instalar o LiteSpeed Web Server no VPS

Como mencionado de antemão, a instalação é sempre um obstáculo para experimentar um novo software.

Felizmente, o Litespeed tem o plugin cPanel e se você instalou esse plugin, as etapas subsequentes podem ser executadas pelo cPanel. Para instalar, siga os passos abaixo.

Em primeiro lugar, você deve inscrever-se, para obter a versão experimental por 15 dias de versão experimental. Você deve receber uma licença de teste por e-mail.

Outra coisa especialmente relevante, é o acesso ao SSH para o seu VPS. Se você tiver, entre com o comendo a seguir:

# cd /usr/src; curl http://www.litespeedtech.com/packages/cpanel/lsws_whm_plugin_install.sh
| sh
  • Depois disso, faça o login no painel WHM e você verá o menu Litespeed Web Server no menu Plugins.
  • Insira sua chave de teste acima, escolha o nome de usuário e senha do admin e, em seguida, comece a instalar.
  • Quando terminar, no entanto, terá que compilar o PHP Binary correspondente.

Para fazer isso, basta clicar em Build Matching PHP Binary na página Litespeed Plugins. Entretanto, esse processo levará aproximadamente 10 minutos.

Depois disso, você pode começar a usar o Litespeed Webserver selecionando Switch to LiteSpeed na página Litespeed Plugins.

Aproveite a velocidade do seu servidor. Você deve ver o seguinte: LiteSpeed ​​está em execução (PID = XXXXX). Apache não está em execução. Tudo isso, na parte superior da página de plugins .

Removendo o Litespeed Web server do seu VPS com cPanel

Se você decidir desinstalar o Litespeed Web server o plugin no cPanel, você pode seguir os passos abaixo.

Desinstale o Litespeed Webserver na página de plugins do Litespeed.

Quando concluído, execute o SSH no seu VPS como root e emita o seguinte comando.

cd /usr/src; curl
http://www.litespeedtech.com/packages/cpanel/lsws_whm_plugin_install.sh | sh

Em conclusão, se você atualizar seu painel WHM, a página de plugins Litespeed não estará mais lá.

LiteSpeed Web Server possui 3 edições

1 – OpenLiteSpeed ​​Edition = Essa edição é geralmente usada para sites grandes e de alto tráfego. No entanto, esta edição não é compatível com nenhum painel de controle de hospedagem. O mais notável, é que é uma edição opensource e gratuita para uso pessoal e comercial.

2 – Standard Edition = Essa edição é geralmente usada para sites de tráfego pequeno e baixo. E também é compatível com painéis de controle de hospedagem, como WHM & Cpanel e Direct Admin. Assim como OpenLiteSpeed ​​Edition, éuma edição gratuita e pode ser usada para fins pessoais, ou comerciais.

3 – Enterprise Edition = Essa edição é amplamente utilizada para sites grandes e de alto tráfego. Ela também é compatível com painéis de controle de hospedagem. A edição corporativa é amplamente utilizada pelas principais organizações de hospedagem na Web para fornecer uma excelente experiência de hospedagem de sites para seus clientes.

A saber, esta edição tem o nível mais alto de estabilidade e é suportada pelo cPanel. Por isso, também se integra ao painel de controle do DirectAdmin. No entanto, esta versão tem um custo, mas o benefício, geralmente compensa.

Você já sabe o que é LiteSpeed agora veja mais um resumo

Duplique a capacidade máxima de seus servidores Apache atuais com a arquitetura simplificada orientada a eventos do LiteSpeed ​​Web Server. Ele é capaz de lidar com milhares de clientes simultâneos com consumo mínimo de memória e uso da CPU.

Proteja seus servidores com regras de mod_security já conhecidas e aproveite uma série de recursos anti-DDoS, como largura de banda e otimização de conexões.

Economize capital reduzindo o número de servidores necessários para dar suporte ao crescente negócio de hospedagem ou ao aplicativo online.

Reduza a complexidade eliminando a necessidade de um proxy reverso HTTPS, ou de camadas adicionais de armazenamento em cache de terceiros.

Caso você queira um serviço de hospedagem de site ou revenda de hospedagem com acelerador de site LiteSpeed Web Server.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14