Sobre a Fundação Eclipse
A Eclipse Foundation fornece à nossa comunidade global de indivíduos e organizações um ambiente maduro, escalável e favorável aos negócios para colaboração e inovação em software de código aberto. A Fundação abriga o IDE Eclipse, Jakarta EE, e mais de 350 projetos de código aberto, incluindo tempos de execução, ferramentas e estruturas para uma ampla gama de domínios de tecnologia, como Internet das Coisas, automotivo, geoespacial, engenharia de sistemas e muitos outros. .
A Eclipse Foundation é uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (6), apoiada por mais de 275 membros que valorizam o modelo de governança exclusivo do Grupo de Trabalho da Fundação , processos abertos de inovação e eventos de construção de comunidades . Nossos membros incluem líderes do setor que adotaram o código aberto como um facilitador essencial para a estratégia de negócios .
Origens
O Projeto Eclipse foi originalmente criado pela IBM em novembro de 2001 e suportado por um consórcio de fornecedores de software. O Projeto Eclipse continua a ser usado por milhões de desenvolvedores.
A Eclipse Foundation foi criada em janeiro de 2004 como uma empresa independente sem fins lucrativos para atuar como administradora da comunidade Eclipse. A corporação independente sem fins lucrativos foi criada para permitir que uma comunidade neutra, aberta e transparente seja neutra em relação ao fornecedor, em torno do Eclipse.
Estrutura
A comunidade Eclipse consiste em desenvolvedores e organizações individuais, abrangendo muitos setores. A Fundação emprega uma equipe profissional em tempo integral para prestar serviços à comunidade. A Fundação Eclipse é financiada por quotas anuais de nossos membros e governada por um Conselho de Administração . Desenvolvedores estratégicos e consumidores estratégicos ocupam assentos neste Conselho, assim como representantes eleitos pelos fornecedores de suplementos e pelos comprometedores de código aberto. Os committers do Eclipse geralmente são empregados por organizações ou são desenvolvedores independentes que oferecem seu tempo para trabalhar nos projetos Eclipse.
Serviços
A Eclipse Foundation fornece quatro serviços importantes para a comunidade Eclipse: 1) Gerenciamento de IP , 2) Desenvolvimento de ecossistemas , 3) Processo de desenvolvimento e 4) Infraestrutura de TI . A equipe de tempo integral é associada a cada uma dessas áreas e trabalha com a comunidade maior do Eclipse para ajudar no atendimento às necessidades das partes interessadas.
Gerenciamento de Propriedade Intelectual (IP)
Um aspecto importante da Eclipse Foundation é o foco em permitir o uso da tecnologia de código aberto em produtos e serviços comerciais de software. Nós conscientemente promovemos e incentivamos os fornecedores de software a usar a tecnologia Eclipse na construção de seus produtos e serviços comerciais de software. Isso é possível pelo fato de que todos os projetos Eclipse são licenciados sob a Eclipse Public License (EPL) , uma licença OSI amigável para uso comercial.
A Eclipse Foundation também executa várias etapas para tentar garantir o pedigree da propriedade intelectual contida nos projetos Eclipse. A primeira etapa do processo de due diligence é tentar garantir que todas as contribuições sejam feitas pelo detentor dos direitos autorais e sob a Licença Pública Eclipse (EPL). Todos os committers são obrigados a assinar um acordo committer que estipula todas as suas contribuições são o seu trabalho original e estão sendo contribuiu sob a EPL. Se um committer é patrocinado para trabalhar em um projeto Eclipse por uma organização Membro, então essa organização é solicitada a assinar um Contrato de Committer para Membro para garantir que os direitos de propriedade intelectual da organização sejam contribuídos sob o EPL.
A segunda etapa é que o código-fonte relacionado a todas as contribuições desenvolvidas fora do processo de desenvolvimento do Eclipse seja processado por meio do processo de aprovação de IP da Eclipse Foundation . Esse processo inclui a análise de contribuições de código selecionadas para tentar verificar a procedência do código e a compatibilidade da licença com o EPL. As contribuições que contêm código licenciado sob licenças incompatíveis com o EPL devem ser rastreadas por meio desse processo de aprovação e, portanto, não incluídas em um projeto Eclipse. O resultado final é um nível de confiança de que os projetos de código aberto do Eclipse liberam tecnologia que pode ser distribuída com segurança em produtos comerciais.
Desenvolvimento de ecossistemas
Um aspecto exclusivo da comunidade Eclipse e o papel da Fundação Eclipse é o marketing ativo e a promoção de projetos Eclipse e um ecossistema Eclipse mais amplo. Um ecossistema vibrante saudável que se estende além da comunidade de código aberto do Eclipse para incluir itens como produtos comerciais baseados no Eclipse, outros projetos de código aberto usando o Eclipse, provedores de treinamento e serviços, revistas e portais on-line, livros, etc., são fundamentais para o sucesso do a comunidade Eclipse.
Para ajudar no desenvolvimento do ecossistema Eclipse, a Eclipse Foundation organiza uma série de atividades, incluindo eventos de marketing cooperativo com empresas Membro, conferências comunitárias , catálogos de recursos on-line ( Eclipse Marketplace e o Canal do Eclipse YouTube ), reuniões bianuais de Membros e outros programas para promover toda a comunidade Eclipse.
Suporte à Comunidade de Desenvolvimento
A comunidade Eclipse tem uma reputação merecida por fornecer software de qualidade de maneira confiável e previsível. Isso se deve ao comprometimento dos colaboradores e organizações que contribuem para os projetos de código aberto. A Eclipse Foundation também fornece serviços e suporte para os projetos para ajudá-los a atingir esses objetivos.
A equipe da Fundação ajuda a implementar o Processo de Desenvolvimento Eclipse . Esse processo auxilia na inicialização do novo projeto e garante que todos os projetos Eclipse sejam executados de maneira aberta, transparente e meritocrática. Como parte desse processo, a Fundação organiza análises da comunidade de membros para projetos, a fim de garantir uma interação consistente entre os projetos e os membros mais amplos.
A comunidade Eclipse organiza um trem de liberação anual que fornece uma liberação coordenada dos projetos Eclipse que desejam participar. O trem de liberação facilita para os consumidores a jusante a adoção de novas liberações dos projetos porque 1) todos os projetos estão disponíveis no mesmo cronograma, para que você não precise aguardar cronogramas independentes do projeto e 2) um nível de teste de integração ocorre antes do release final para ajudar a identificar problemas entre projetos.
Infraestrutura de TI
A Eclipse Foundation gerencia a infraestrutura de TI da comunidade de código aberto Eclipse, incluindo repositórios de código Git e ferramentas de revisão de código, rastreadores de bugs, Jenkins build farm, listas de discussão e fóruns orientados para o desenvolvimento, site de download e site. A infraestrutura foi projetada para fornecer um serviço confiável e escalável para os colaboradores que desenvolvem a tecnologia Eclipse e os consumidores que usam a tecnologia.
Um modelo único para o desenvolvimento de código aberto
A Fundação Eclipse foi estabelecida para atender aos projetos de código aberto Eclipse e à comunidade Eclipse. Como uma empresa independente sem fins lucrativos, o Foundation e o modelo de governança do Eclipse garantem que nenhuma entidade seja capaz de controlar a estratégia, políticas ou operações da comunidade Eclipse.
A Fundação está focada em criar um ambiente para projetos de código aberto bem-sucedidos e promover a adoção da tecnologia Eclipse em soluções comerciais e de código aberto. Por meio de serviços como IP Due Diligence, treinamentos anuais de lançamento, suporte à comunidade de desenvolvimento e desenvolvimento de ecossistemas, o modelo Eclipse de desenvolvimento de código aberto é um modelo exclusivo e comprovado para o desenvolvimento de código aberto.