Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

Qual é o melhor painel de controle para criar um site?

Um painel de controle é uma ferramenta usada para gerenciar seu plano de hospedagem de sites, através do seu painel de controle é possível fazer uma série de coisas com ele: administrar domínios, instalar aplicações, criar e gerenciar contas de email, fazer upload dos arquivos do seu site, etc.

É claro que você pode fazer tudo isso logando ao servidor do seu serviço. Porém, isso exige um pouco mais de conhecimento técnico, um erro simples e tudo pode ser colocado a perder e parar de funcionar. E, fora isso, os painéis são intuitivos e simples de usar, além de pouparem seu tempo.

É possível encontrar muitos tipos de painéis pela internet. Todos têm um design diferenciado e  uma gama de funções para usar.

Neste artigo estaremos mostrando para você os painéis de controle de hospedagem mais usados no mundo.

1º) Painel de controle cPanel

Disponível apenas para Linux OS, o cPanel é um dos mais populares painéis de controle de hospedagem de sites. Ele tem tanto uma interface gráfica para a hospedagem quanto uma interface de gerenciamento de servidor pelo WHM (Web Host Manager).

Como esses ambientes trabalham juntos, é possível gerenciar seu site com qualquer um deles. Por conta disso, ele se encaixa perfeitamente tanto com usuários iniciantes quanto desenvolvedores que priorizam um sistema completo ao design dele.

O cPanel tem muitas funções, todas elas são mostradas em uma só página, o que faz com que a experiência de uso dele seja confortável, pois você não vai precisar clicar em vários menus para chegar aonde precisa.

Além disso, todos os recursos têm descrições que indicam o que eles fazem, e para finalizar, em praticamente toda opção você pode criar qualquer coisa com um só clique.

As principais funções oferecidas pelo cPanel são:

  • Configurações de domínio, registro e transferência;
  • Criação e gerenciamento de email, gerenciamento de filtros de spam e configuração de respostas automáticas e encaminhadores de emails;
  • Arquivos (logs) de visitantes e erros;
  • Criação e gerenciamento de banco de dados;
  • Segurança: bloqueadores de IP, proteção anti-leech e diretórios protegidos por senhas;
  • Monitoramento de desempenho do servidor;
  • Criação e automação de backups;
  • Gerenciador de usuários e criação de usuários FTP;
  • Muitos aplicativos terciários e ferramentas para estender as funcionalidades.

2º) Painel de Controle Plesk

Painel de Controle Plesk

Disponível tanto para Windows quanto para Linux, o Plesk também é um painel de controle bastante popular, especialmente entre os fornecedores de hospedagem da Europa.

Basicamente, não existem muitos painéis de controle oferecidos para WIndows. É por isso que o Plesk pode ser considerado como um dos mais fáceis e confortáveis painéis de usar com este sistema operacional.

Todas as opções são divididas em diferentes categorias. Elas são mostradas em uma listagem que fica à esquerda na tela principal. E múltiplos servidores podem ser gerenciados em um único painel.

A interface é bem simples e intuitiva, em que tudo pode ser acessado e criado com alguns cliques.

Uma das funções que mais se destaca é a variedade de ferramentas de automação, eles poupam seu tempo e recursos; assim, você pode se concentrar no desenvolvimento do seu site sem se preocupar com a manutenção do servidor.

Outra peculiaridade do Plesk são os níveis de login. Ao todo, são 4. E todos eles têm diferentes níveis de permissão e responsabilidades:

Administrator: É o nível mais alto. Possibilita gerenciar e configurar ítens do sistema, assim como múltiplos servidores (quando aplicável).

Client/Reseller: Possibilita criar e gerenciar grupos de nomes de domínio, as permissões são dadas por um administrador do sistema.

Domain Owner: Possibilita gerenciar apenas um nome de domínio, o gerenciamento de opções é pré-determinado.

Mail User:  É o nível mais baixo, permite logar na interface do webmail e gerenciar senhas, filtros de spams etc.

O cPanel e o Plesk são os paineis de controle mais comuns e usados no mundo digital, porém, ainda existe uma dezena deles,  algumas empresas criaram seus próprios painel de controle para seus clientes.

Atualmente o cPanel é o painel de controle que está ganhando essa rivalidade, ele se destaca pelas inúmeras atualizações de aperfeiçoamento para facilitar a vida do cliente final.

Hospedagem de Sites com 30 dias de teste Grátis

Você pode fazer um teste gratuito do cPanel assinando um serviço de  hospedagem de sites na Hostec, visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites e saiba mais informações sobre os nossos serviços.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14