Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

O que é um Exploit ?

Muitas pessoas andam pesquisando sobre os famosos “Exploit” na internet, tentando desvendar o que significa esse termo, foi pensando nisso que resolvemos trazer esse artigo para explicar melhor sobre O que é um Exploit.

Especialistas em segurança frequentemente consideram os exploits um dos problemas mais sérios com dados e sistemas, a diferença entre os exploits e os malwares em geral não é muito evidente.

O que é um Exploit na internet?

O que é um exploit?

Exploits são subconjuntos de malware, que normalmente são programas maliciosos com dados ou códigos executáveis capazes de aproveitar as vulnerabilidades de sistemas em um computador local ou remoto.

De forma simples, você tem um browser e existe uma vulnerabilidade que permite um “código arbitrário” ser executado por exemplo, baixar e instalar um programa malicioso em seu sistema sem seu conhecimento.

Na maioria das vezes, o primeiro passo para os hackers está nesta tentativa de permissão de acesso.

Browsers que utilizam Flash, Java e Microsoft Office estão entre as categorias de software mais visadas.

O desafio de ser onipresente é constantemente alvo de aperfeiçoamento entre hackers e especialistas de segurança, os desenvolvedores precisam atualizar com regularidade os sistemas para corrigir vulnerabilidades.

O ideal é que assim que detectadas, as brechas de segurança devem ser corrigidas, mas infelizmente não é isso que acontece. De qualquer forma, quando for atualizar seu sistema, feche todas as abas do navegador e documentos.

Outro problema relacionado aos exploits é que muitas vulnerabilidades ainda são desconhecidas pelos desenvolvedores, mas quando descobertas por blackhats são usadas abusivamente, conhecidas como 0days. Pode levar tempo para elas serem descobertas e o trabalho de correção começar.

Infecção de vírus na internet

Caminhos de infecção

Os Cibe criminosos preferem o uso de exploits como método de infecção em vez de engenharia social (que pode funcionar ou não), pois dessa forma o uso de vulnerabilidades continua a produzir resultados.

Há duas maneiras de os usuários “ativarem” os exploits. Primeiro, ao visitar um site inseguro com um código malicioso. Em segundo, abrindo um arquivo aparentemente legítimo que possui um código oculto.

Clique aqui para hospedar seu site e ganhar 1 ano de certificado SSL grátis

Certificado SSL Grátis para hospedagem de sites – www.hostec.com.br

Como se pode imaginar, as técnicas mais usadas para dispersão de exploits são os spams e emails de phishing.

Como observado no SecureList, exploits são projetados para atacar versões específicas do software que contêm vulnerabilidades.

Se o usuário tiver a versão do software certa para abrir a ameaça, ou se um site está operando esse software para funcionar, o exploit é acionado.

Uma vez que ele ganha acesso por meio da vulnerabilidade, o exploit carrega um malware adicional que realiza atividades maliciosas, como roubar dados pessoais, usando o computador como parte de uma botnet para distribuir spam ou realizar ataques DDoS, ou o qualquer coisa que os hackers queiram fazer.

Fique livre de problemas de segurança com uma hospedagem profissional

Promoção de 30 dias de hospedagem de sites grátis – CUPOM: HOSTEC30DIAS

Exploits representam uma ameaça mesmo para os usuários conscientes e diligentes que mantem seu software atualizado. A razão é a lacuna de tempo entre a descoberta da vulnerabilidade e a liberação da atualização para corrigi-la. Durante esse tempo, os exploits são capazes de funcionar livremente e ameaçar a segurança de quase todos os usuários da Internet – a menos que alguma ferramenta para evitar ataques esteja instalada.

E não se esqueça de fechar as janelas e abas abertas ao realizar atualizações.

Pacotes de Ataques de Exploit

Pacotes de exploits

Exploits são muitas vezes agrupados em pacotes. Quando um sistema é atacado, uma variedade de vulnerabilidades são testadas -se uma ou mais são detectadas, os exploits adequados invadem o sistema. Estes pacotes de exploits também tentam com frequencia ofuscar o código para evitar detecção e encriptam suas URLs com intuito de prevenir que pesquisadores os analisem.

Conclusão do artigo sobre O que é o Exploit

Os Exploits nem sempre são detectáveis por software de segurança. Para detectá-los com sucesso, sua proteção deve empregar a análise do comportamento – única maneira garantida de vencer os Exploits. Os programas de malware podem ser abundantes e variados, mas a maioria deles tem padrões de comportamento similares.

Sempre é recomendado manter uma rotina de varreduras e manutenções preventivas em suas máquinas, assim você terá menos problemas dessa categoria.

Hospedagem de sites com 30 dias grátis e ativação imediata

Aqui na Hostec semanalmente é realizada manutenções preventiva nos servidores, visando manter um ótimo desempenho e as atualizações em dia.

Visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites/ e saiba mais informações sobre os nossos serviços.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14