O que é Apache Web Server

O que é Apache Web Server

09/11/2019 0 Por admin

Se você está ingressando no mercado de hospedagem de sites na internet, este conteúdo vai ser de grande utilidade para você entender melhor sobre o que é o Apache Web Server. O Apache é um servidor de código aberto e nome oficial é Apache HTTP Server, mantido pela Apache Software Foundation, e alimenta cerca de 46% de todos os sites hospedados na internet.

Pelo fato do Apache permitir que donos de sites mostrem e mantenham seus conteúdos na internet – daí o nome de “servidor de internet”. Ele é um dos mais antigos e confiáveis servidores de internet. A sua primeira versão, por exemplo, foi lançada em 1995, há mais de 20 anos.

Sempre quando alguém visita um site, esse visitante entra em um domínio na barra de endereço por um navegador. Em seguida, o servidor entrega os arquivos solicitados atuando como se fosse um como um entregador de encomendas, só que virtual.

A infraestrutura de hospedagem de sites da Hostec usa o Apache em paralelo com o NGINX. Este é outro software de servidor de internet bastante popular. Essa combinação de configuração nos permite tirar o que há de melhor nos dois. Ela melhora o desempenho do servidor compensando as fraquezas de um com as forças do outro.

Para que serve o Apache Web Server?

Nos textos acima você entendeu o que é o Apache, agora está na hora de se aprofundar um pouco no conceito de servidores de hospedagem.

Para você entender mais sobre o que são os servidores de arquivos, de banco de dados, de email e de hospedagem usam diferentes categorias de softwares. Cada uma dessas aplicações pode acessar arquivos armazenados em servidores físicos e usá-los para diferentes propósitos.

A operação diária de um servidor de hospedagem é servir sites na internet. Para chegar nesse objetivo, ele age como um mediador entre o servidor e as máquinas dos clientes. Ele puxa conteúdo de um servidor em cada pedido do cliente e realizar essa entrega na internet.

Um dos maiores desafios de um servidor de hospedagem é servir muitos usuários da internet ao mesmo tempo. Cada um deles, por exemplo, faz pedidos de acesso a milhares de páginas diferentes. Os servidores de hospedagem processam os arquivos escritos em diferentes linguagens de programação, como PHP, Java, Python e outras.

Eles transformam esses arquivos estáticos em HTML e servem os mesmos no navegador dos usuários. Quando você escuta as palavras servidor de internet, pense como uma ferramenta responsável pela comunicação entre o servidor e o cliente.

Como um servidor Apache funciona?

Para que você entenda como funciona um servidor apache na prática, estaremos explicando por detalhe cada etapa do processo. Embora estejamos chamando o Apache de servidor de internet, ele não é um servidor físico. Ele é um software que é executado em um servidor. O trabalho dele é estabelecer uma conexão entre o servidor e os navegadores de sites (Firefox, Google Chrome, etc.) enquanto puxa e entrega arquivos entre eles (estrutura cliente-servidor).

O Apache é um software multiplataforma. Portanto, ele funciona tanto em servidor Unix quanto em servidor Windows. Assim, você está amparado pelo uso dos dois lados, independente qual deles queira usar.

Sempre que um visitante quer carregar uma página no seu site, por exemplo, a página inicial ou a página “Sobre nós”, o navegador dele envia um pedido para o seu servidor e o Apache devolve uma resposta com todos os arquivos solicitados (texto, imagens, etc.).

O servidor e o cliente se comunicam pelo protocolo HTTP. E o Apache é responsável por facilitar e assegurar a comunicação entre os dois lados.

O servidor web Apache possui módulos que adicionam mais funções ao seu software, como o MPM (para manipular modos de multiprocessamento) ou mod_ssl para ativar o suporte SSL v3 e TLS. Alguns recursos comuns vistos no Apache incluem:

  • .htaccess
  • IPv6
  • FTP
  • HTTP/2
  • Perl, Lua, e PHP
  • Limitação de largura de banda
  • WebDAV
  • Balanceamento de carga
  • Reescrita de URL
  • Acompanhamento de sessão
  • Geolocalização baseada em endereço IP

Mesmo que um servidor da Web seja uma parte essencial de qualquer site, é importante observar que é improvável que usuários casuais do WordPress interajam com o servidor da Web diretamente na maior parte do tempo.

O Apache é altamente personalizável e ele tem uma estrutura baseada em módulos. Esses módulos permitem que os administradores dos servidores ativem ou desativem novas funcionalidades.

O Apache tem módulos para segurança, cache, reescrita de URL, autenticação de senhas e mais. Você também pode fazer suas próprias configurações de servidor por um arquivo chamado .htaccess, suportado em todos os planos da Hostec.

Então, o que é Apache?

Neste artigo, respondemos à pergunta sobre o que é Apache. Mais do que isso, mostramos como ele se comporta como um servidor de internet e como se compara aos demais tipos de servidores.

O Apache é um dos servidores de internet mais populares que existem. Ele permite que você tenha um site seguro sem muitas dores de cabeça. Ele é uma das escolhas mais frequentes de donos de sites solistas ou de pequenos negócios que querem ter uma presença na internet.

Você pode instalar um site WordPress em um servidor Apache sem qualquer personalização. Além disso, o Apache é funciona extremamente bem com qualquer outro CMS (Joomla!, Drupal, etc.), frameworks (Django, Lavarel, etc.) e linguagens de programação.

Isso faz com que ele seja também uma das melhores indicações para todos os tipos de plataformas de hospedagem. Entre elas VPS e hospedagem compartilhada.

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe um comentário abaixo para sabermos qual sua dúvida.

Também visite-nos em: https://www.hostec.com.br/ para conhecer todas as soluções digitais que temos disponível para o seu negócio.

Compartilhe nas rede sociais:
error