Acesse a área do cliente aqui.

Menu Fechar
Menu Fechar
Menu Fechar

Joomla VS WordPress qual é a melhor opção pra você

Essa disputa das duas plataformas mais utilizadas no mundo é de longada, WordPress vs Joomla: os dois CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) são ótimas escolhas,  a decisão por um ou outro vai depender do uso que será feito.

Existem pontos fortes em ambos, e a escolha deve ser feita sob o olhar do usuário, de acordo com suas necessidades profissionais, capacidades e situações.

Vamos observar alguns dados registrado ao longo dos anos a respeito de ambos:

Dados do WordPress

O WordPress foi lançado em 2003. Hoje em dia, cerca de 37% da Web como um todo usa o WordPress, entre esses sites, estão 11% dos sites listados como os melhores da Web, por ocasião dessa postagem, o WordPress está na versão 5.2.1 (Junho de 2019), e contém hoje mais de 70.000 plug-ins disponíveis, totalizando mais de 1,5 bilhão de downloads a partir da página oficial para plug-ins.

Além disso, o WordPress tem disponível dezenas de milhares de temas para personalização do seu site, entre temas gratuitos e comerciais. Ele é usado por mais de 400 milhões de pessoas todo mês, gerando 25 bilhões de visualizações de páginas e 45 milhões de comentários.

Algumas das vantagens do WordPress são a sua facilidade para utilização e personalização; rapidez e flexibilidade para hospedagem; facilidade para controlar o SEO e integrar o WordPress com outros serviços e mídias sociais, além de ter uma navegação simplificada. Os plug-ins permitem mudar o funcionamento e adicionar funcionalidades a esse CMS, que é adotado em sites como os do portal G1, a montadora de automóveis Ford, a revista Forbes e a MTV, entre muitos outros.

Dados do Joomla

O Joomla chegou ao mundo virtual no ano de 2005, e hoje em dia desde lá ele recebeu pouco mais de 5.000 plugins e mais de 56 traduções para idiomas diferentes, o seu diretório de extensões está próximo de 8 mil opções, e sua versão mais recente é a 3.9.6, e ele é mais adequado aos grandes e mais complexos sites.

Alguns dos usuários do Joomla são a Universidade de Harvard, as montadoras de automóveis Mitsubishi e Porsche, Olympus e a fabricante Yamaha.

SEO na Plataforma do Joomla

Em se tratando de SEO, ambos os CMS são excelentes em termos de recursos. Mas é fato que o Joomla requer mais configurações e componentes para obter um bom resultado. Algumas de suas extensões para SEO são:

  • Xmap: Uma extensão gratuita e de fácil utilização, para criação de mapas de sites;
  • SEO BOSS: Facilita o uso de metadados em qualquer página;
  • SH404SEF: Essa extensão é comercial e bem completa.

No caso do WordPress, o usuário tem facilmente o controle sobre as estruturas de URL e permalinks, e também requer poucas configurações.

Alguns dos plug-ins são:

  • WordPress SEO by Yoast: Um plug-in com versões gratuita e comercial, bem completo para realizar SEO.
  • All-in-one SEO: Simples e fácil de configurar.
  • SEO Friendly Images: Otimização de imagens para SEO.
  • 404 Simple Redirect: Permite o redirecionamento de erros do tipo 404.

Conclusão do Artigo de Joomla VS WordPress

O WordPress, devido à sua simplicidade, por ser uma plataforma fácil de ser usada e necessitar de pouco tempo de dedicação e esforço para obter resultados, é seguramente hoje em dia o CMS mais indicado para quem deseja montar o seu próprio site.

A coleção de temas e as dezenas de milhares de plug-ins permitem customizar e aperfeiçoar o funcionamento do WordPress, transformando ele, desde uma plataforma de comércio eletrônico (com o uso do Woocommerce) até a confecção de blogs.

Hospedagem de Sites com 30 dias de teste Grátis

O Joomla, devido à sua flexibilidade e possibilidade de extensões, é uma boa opção, caso o usuário deseje seguir para outro CMS.

Existem muitas extensões para implementação de soluções de comércio eletrônico, como o Virtuemart, e para diversos fins.

Agora que você sabe qual é a melhor opção para você comente abaixo qual plataforma que você prefere utilizar, ah.. e não esqueça de dar aquela passada no site da Hostec, estamos com nossa promoção de 30 dias de teste grátis a todo vapor, visite: https://www.hostec.com.br/hospedagem-de-sites para saber mais informações sobre os nossos serviços.

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *