Artigos do Blog

Conteúdo novo todos os dias!

Guias e Tutoriais

Tutoriais para sua auto-ajuda

Área de Suporte

Tickets para chamado técnico

Como configurar a tarefa cron do WHMCS no cPanel/WHM

As tarefas CRON são responsável por executar comandos pré-configurados em horários especificamente programados para rodar um sistema, uma terafa ou ação. O cron é um utilitário de software desenvolvido para agendar tarefas em sistemas operacionais. O programa é bastante usado em sistemas onde é necessário configurar o agendamento de tarefas para serem executadas periodicamente. Isto é, a execução de comandos, scripts e programas de computador.

Você pode usar o cron para agendar suas atividades, como eventos únicos ou tarefas recorrentes. Assim, você não precisa se preocupar em ficar executando a mesma ação várias vezes. Basta agendar a tarefa cron corretamente e ela será executada na data ou nos intervalos que você programar.

O nome cron vem da palavra grega “chronos”, que significa “tempo”. A primeira versão do programa teve origem no sistema operacional Unix, no fim dos anos 70 como um experimento de universidade.

O Cron do Linux é um programa que executa comandos ou scripts que são agendados por uma tabela chamada de Crontab. Quando é iniciado, ele procura por arquivos Crontab, com o objetivo de carregá-los na memória. Além disso, o Cron também faz a leitura do arquivo /etc/crontab e os arquivos em /etc/cron.d em busca de mais tarefas a serem executadas, como se fosse um espécie de agenda eletrônica.

Depois de carregado na memória por completo, o Cron será executado minuto por minuto, examinando todos os Crontabs armazenados e checando cada comando para saber se algo precisa ser executado naquele momento. No caso de vários usuários, cada um pode ter uma tabela Crontab diferente e o Cron saberá quando deverá executar determinada tarefa e quem será o responsável pelas mesmas.

Neste tutorial estaremos ensinando como você pode configurar a tarefa cron do seu WHMCS em uma Revenda de Hospedagem com cPanel/WHM de forma prática e muito simples.

Para que serve as tarefas cron?

Um caso de uso comum do cron é para realizar backups automáticos, configurando um script de realização de backup para ser executado periodicamente. Outra situação em que o uso do cron pode ser relevante é na renovação de certificados. Aqui na Hostec todos os nossos servidores de hospedagem de sites e revendas linux contém comandos crons para realização de backups automáticos, renovação de certificados ssl e verificação do status da rede.

Veja alguns exemplos da utilização das tarefas cron:

  • Atualizar DNS dinâmico periodicamente;
  • Remover arquivos de registro do sistema;
  • Mover arquivos de um diretório para outro;
  • Enviar mensagens de e-mail recorrentes;
  • Verificar links quebrados em um site.

Essas são apenas algumas utilizações dessas ferramentas. Mas para resumir, o cron pode ser usado para agendar a execução de uma tarefa para em uma determinada data ou intervalo.

O cron funciona como um serviço do sistema operacional, um daemon — um processo em segundo plano que está sempre em execução. Ele é executado no momento da inicialização do sistema, e permanece ativo para executar as tarefas cron ou cron jobs que forem configurados.

Como funciona as tarefas cron do WHMCS ?

Uma tarefa cron ou cron job (trabalho cron) é uma tarefa configurada para ser executada pelo cron. É a tarefa cron que informa ao serviço cron qual comando executar e quando. Uma tarefa cron é composta por 6 campos: minuto, hora, dia do mês, mês, dia da semana e o comando a ser executado:

Campo Valores pemitidos
Minuto 0 – 59
Hora 0 – 23
Dia do mês 1 – 31
Mês 1 – 12  (ou nome dos meses)
Dia da semana 0 – 7 (ou nome dos dias)
Comando Comando a ser executado

Um campo também pode ter um asterisco (*), que significa que sempre será executado, do primeiro ao último. Os campos devem ficar na mesma linha e devem ser separados por tabs ou espaços. Outros caracteres que podem ser usados, são:

Caractere Significado Exemplo O que faz
* Do primeiro ao último ******* Executa a cada minuto
, Separa dígitos específicos 1,2,3***** Executa nos minutos a cada hora
Define uma série de números *4-12**** Executa todo minuto das 4 as 12h
/ Define a frequência de execução de acordo com uam variação 30 2 */2** Executa o comando às 02H30 de dois em dois dias.

No início, pode parecer um pouco confuso, mas com um pouco de prática fica fácil de entender como funciona. Para deixar mais claro, vamos ver na prática o formato de uma tarefa cron do WHMCS.

Como configurar a tarefa cron do WHMCS em uma Revenda com cPanel?

Através dos comandos existente no WHMCS é possível sincronizar facilmente à sua revenda de hospedagem ao seu sistema financeiro. Para realizar essa operação basta ter os seguintes itens:

  • 1º Acesso a sua revenda de hospedagem com cPanel & WHM
  • 2º Ter o WHMCS instalado na sua revenda

Com esses dois itens você pode tranquilamente adicionar os comandos do WHMCS nas tarefas cron da sua revenda.

1º Passo = Faça login no seu WHMCS para coletar os dados da tarefa cron.

Já estando conectado no seu WHMCS, no menu superiro clique em Opções -> Configurações de. Para ir até à página de configuração de automação do sue WHMCS.

Após ter copiado o comando cron do WHMCS você precisará acessar o painel de controle cPanel da sua revenda para adicionar esse comando.

Para fazer login no painel de controle da sua hospedagem basta digitar: seudominio.com/cpanel e preencher o formulário de login. Ao acessar o painel de controle da sua hospedagem, na categoria de opções avançadas, clique no icone de Trabalhos Cron conforme está no demonstrativo abaixo.

Ao acessar a página de trabalhos cron do seu cPanel, basta você adicionar o comando que você copiou no seu WHMCS conforme foi explicado no início do procedimento. E em seguida configurar os comuns para definir quando será executado as tarefas cron do seu WHMCS.

Quando se trata de notificaçõess por e-mail através do WHMCS recomendamos você configurar os disparos para ser realizado duas vezes por dia. O famoso 0 0,12***.

Para ajudá-lo à configurar corretamente o seu WHMCS, veja o demonstrativo abaixo de como adicionar o novo trabalho cron no seu cPanel.

Tendo feito essa operação, basta aguardar o servidor rodar o comando no horário especificado. Caso tenha alguma dúvida relacionado a este artigo, deixe um comentário abaixo ou se preferir, entre em contato com o suporte técnico da Hostec através dos nossos canais de atendimento em: https://www.hostec.com.br/contato

0Shares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tem artigo novo todos os dias!

Pesquise o termo que você tem mais interesse, e conheça todos os artigos disponível em nosso blog.

A Hostec é uma agência especializada na criação e hospedagem de sites para pessoas físicas, empresas e profissionais de todo território nacional brasileiro.

Hostec — 2018 – 2024  © Todos os Direitos Reservados

Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Hostec – Soluções Digitais. Sendo proibida a reprodução ou utilização de qualquer título, sob as penas da lei brasileira de N° 9.279.
CNPJ/MF: 36.659.609/0001-14