Análise dos 5 melhores chat online para sites e lojas virtuais

Análise dos 5 melhores chat online para sites e lojas virtuais

19/11/2019 0 Por admin

Neste artigo estaremos analisando individualmente quais são as vantagens e desvantagens dos 5 melhores chat online para usar em sites ou lojas virtuais como forma de atendimento online. Caso você ainda não tenha um site ou loja virtual, clique aqui e conheça todas as soluções disponíveis na Hostec.

Como aqui na Hostec estamos sempre procurando novas tecnologias para testar e saber o que o mercado digital tem a oferecer, realizamos alguns testes em 5 web chats gratuitos para comparar as suas funcionalidades e limitações, e todos os detalhes dessa análise você poderá ler no conteúdo abaixo.

Não sei se você sabe, mas um chat online é uma ferramenta que ajuda bastante a aumentar os resultados de uma empresa na internet, e certamente também é isso o que você busca ao adicionar um chat no seu site. Um ambiente onde o cliente possa entrar em contato com você ou seus atendentes, de forma prática e em tempo real.

Antes de iniciar quero dizer que uma das minhas maiores surpresas ao adicionar o chat, foi quando tomei a decisão de adicionar um chat de atendimento online na Hostec.

Sabe esse “Atendimento Chat Online” que tem no rodapé do site da Hostec, isso mesmo, você pode conversar conosco e tirar suas dúvidas no exato momento em que elas surgirem e o melhor, esta opção está em qualquer página do meu site, em todas as páginas se eu assim quiser, na verdade pode até navegar pelo site e continuar conversando.

Confesso que no início não tinha ideia se o chat seria utilizados ou se traria mais vendas para a empresa como um todo, mas, para a minha surpresa, não só aumentou os resultados elevando a taxa de contatos, como agora eu posso assessorar meus visitantes (você) em tempo real, isso é muito gratificante, ao menos para nós aqui, que realmente gostamos de ajudar a construir novos negócios na internet.

Hoje nós vivemos em uma era imediatista, pois no mundo de informações rápidas, enviar um e-mail pode em alguns casos ser muito trabalhoso ou demorado dependendo da situação, como consequência o contato acaba não acontecendo na maioria das vezes.

Ter uma boa taxa de retenção no seu site é uma vantagem porque o seu visitante permanece no seu site por mais tempo, já que não precisa sair do seu site para abrir o e-mail por exemplo ou pegar o celular para conversar com você pelo WhatsApp.

E uma das coisas mais importantes que tenho que dizer, é que nem tudo são flores, se você colocar um chat online no seu site, você tem que ter alguém presente para atender os seus visitantes pelo menos no horário comercial, os seus resultados normalmente se iniciam no chat quando o usuário solicita um contato ao vivo para sanar alguma dúvida por exemplo, e você precisa atende-lo ou terá um visitante muito insatisfeito com o seu chat e o tiro sairá pela culatra.

Mas antes de desistir já te digo com toda experiência, com chat offline a taxa de utilização é mais intensa do que a página reservada ao contato do site.

E por isso recomendo fortemente que você tenha um chat instalado em seu site mesmo que não tenha tanta disponibilidade para ficar online para atender seus visitantes. Você pode deixar uma mensagem pré-configurada para isso!

Falando em disponibilidade hoje a grande maioria dos chats online possuem aplicativos para celular, assim você pode atender os seus clientes em qualquer lugar.

Qual é o melhor chat online para utilizar no seu site ou loja virtual ?

Como todo início de jornada digital, vários de nós já passamos por isso e com certeza, nós sabemos exatamente como você se sente!

São dezenas de soluções para o chat online disponíveis para download na internet que você pode incluir no seu site, mesmo que você não entenda nada de programação.

Nós listamos aqui 5 delas que tem em comum uma versão gratuita, é 100% gratuita de verdade (nada de teste por 15 dias apenas, FREE!). Desta forma você não vai ficar por aí caçando e perdendo tempo com propagandas que te levam ao erro.

Testamos vários e consequentemente tenho a melhor em minha opinião, mais fique livre para testar a melhor que se enquadre a você e a realidade do seu negócio. No meu caso, a prioridade era a função múltiplos sites e múltiplos operadores pelo fato dos operadores aqui da Hostec poder atender os clientes online.

Agora sem mais delongas, dito e esclarecido o contexto inicial, vamos analisar cada um deles olhando apenas as funções fornecidas na versão gratuita, vamos lá!

1º Lugar = Tawk.to

Uma função das versões premium de quase todos os chats listados acima são os gatilhos.

Os gatilhos iniciam um chat automaticamente com o seu visitante conforme regras pré definidas, exemplos: Na página x após o visitante rolar a página até o final iniciar o chat com a mensagem “E ai o que achou do artigo da Hostec?”

Na página de vendas após 2 minutos iniciar o chat com a mensagem” Sensacional o serviço não? Qual a sua dúvida para ainda não ter assinado seu serviço de hospedagem?”

No Tawk.to esses gatilhos são possíveis na versão gratuita que aliás é a única versão que eles possuem, isso mesmo ele será sempre gratuito. Todas as funções de chats premiums estão disponíveis nele.

  • Agentes, sites e chats ilimitados.
  • Total customização do box de chat.
  • Criação de atalhos para textos prontos
  • Banimento de usuário por IP.
  • Histórico completo

Com todas as funções disponíveis, fica difícil não optar pelo Tawk.to não é verdade?

Mas acalme-se não tome decisões precipitadas. O único problema que ele não é tão amigável para configuração como os demais e tem gente até vendendo curso para ensinar a utilizá-lo, devido a sua complexidade de utilização para os usuários menos familiarizado com tecnologias.

Site do Tawk.to: https://www.tawk.to/

2º Lugar = JivoChat

A JivoChat por outro lado, já elimina o principal problema da Zendesk, ao meu ver o bom é que os chats simultâneos são ilimitados e você pode ter até 5 agentes para atender os chats.

Aqui para nós, uma empresa com 5 atendentes direto, já é uma baita empresa

O bacana da JivoChat é a possibilidade de utilizá-lo em múltiplos sites, ou seja, você pode com um mesmo acesso (login) cuidar de diversos sites, sem nenhum estresse.

Recentemente realizamos alguns testes no JivoChat para avaliar as funções existente nesse software de chat gratuito. Com a função múltiplos sites não importa de qual domínio o visitante venha, é possível atender os clientes de forma organizada.

Poder atender os visitantes em uma única aba ou aplicativo é tudo de bom, mas para colocar a cereja no bolo recentemente liberaram na versão gratuita os gatilhos (falo mais deles para o final)!

Site da JivoChat: https://www.jivochat.com.br/

3º Lugar = Zendesk

O Zendesk (antigo Zopim) é uma ferramenta robusta, utilizada por grandes empresas como Philips e Hyundai.

Você irá encontrar diversos sites falando sobre o Zopim, porém, ele foi adquirido pela zendesk em uma bela transação realizada em 2014 o que fez o plano gratuito deixar de ser tão atraente, vou logo adiantando.

A versão gratuita por sua vez conta com um grande limitante, em minha opinião é claro, que é apenas um chat ativo. Na prática quer dizer que no momento em que um segundo usuário entrar no seu chat, ele não consegue iniciar uma conversa contigo online enquanto você estiver atendendo o primeiro.

Fala sério, isso é péssimo, não sei como eles não perceberam isso ainda! #FIKDIK_Zendesk

Site do Zendesk: https://www.zendesk.com.br/

4º Lugar=  Crisp

Já No Crisp.chat temos uma limitação, são apenas 2 agentes na versão gratuita e não suporta múltiplos sites em sua plataforma gratuita.

Nem tudo é perfeito nas versões gratuitas!

No geral, essa opção limita-se apenas para um atendimento digital, sem muitas ferramentas para auxiliar seus atendentes como os demais listados.

Site da Crisp: https://crisp.chat/pt/

5º Lugar = SmartSupp

O SmartSupp tem agentes e chats ilimitados, seu único “problema” é não ter formulário de pré-chat na versão gratuita, onde capture o nome e e-mail, te impossibilitando assim de fazer uma abordagem calorosa ao visitante, afinal quem não gosta de ser chamado pelo próprio nome numa conversa.

Pois é, o SmartSupp não possibilita obter os dados primários do contato antes de uma conversa ser iniciada. Ao meu ver, isso é uma perda significativa de tornar o atendimento extraordinário sem que você tenha o e-mail e até o nome do visitante que está conversando.

Por outro lado, possui um diferencial em relação a todos os outros que é a gravação da tela do usuário. Gravar a tela te permite ver a navegação do visitante e os pontos de cliques, na versão gratuita o histórico dessa função é de 1 dia, com no máximo 1000 gravações por mês.

Assim você pode analisar os passos dos seus visitantes no seu site e assim elaborar novas estratégias de inbound marketing para sua empresa.

Site da Smartsupp: https://www.smartsupp.com/

Infográfico com as principais características dos chats gratuito

Infográfico comparativo dos melhores chats para lojas virtuais
Infográfico comparativo dos melhores chats para lojas virtuais

Em conclusão ao artigo sobre os chats gratuitos…

É sempre bom e não custa nada repetir, afinal nunca é demais compartilhar o que está funcionando muito bem, os resultados da Hostec deram um salto incrível após adicionar um chat de atendimento online e acredito que o mesmo pode acontecer com você! Quanto antes você iniciar os testes melhor, essa que é a verdade!

Os dois únicos chats que de fato merecem sua atenção e concorrem entre si são o Tawk.to e o JivoChat. Se você não precisa de mais de 5 operadores para o seu site, eu recomendo o JivoChat por ter uma interface mais amigável e intuitiva.

Ele me atende perfeitamente desde o primeiro momento e você pode fazer o download gratuito agora clicando aqui!

Caso ainda tem dúvida e quer testar o JivoChat, deixe um comentário abaixo para sabermos quais são suas dúvidas, iremos responder o mais breve possível.

Espero que tenha esclarecido tudo o que você precisava saber sobre os chats ao vivo e gratuito para websites, qualquer dúvida se sinta à vontade para me questionar através dos comentários abaixo ou diretamente no chat da Hostec.

Aproveite e já se inscreva na minha lista para não perder nada porque esta vai ser a sua melhor solução digital!

Também nos visite em: https://www.hostec.com.br/ para conhecer todas as soluções disponível para o seu negócio digital.

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